Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Estudantes de AF conhecem trabalho de preservação do Arquivo Público
Arquivo é uma das principais responsáveis pela preservação da memória do Estado
13:17   26 de Agosto, 2019
0e56183eb6d7335f02fb9392680f3793.jpg

Carlos André
Arquivo Público 

O Arquivo Público de Mato Grosso tem recebido desde o início deste mês a visita de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Alta Floresta. Até o momento, cerca de 120 alunos já passaram pelo local.

Acompanhados dos professores, os jovens conheceram a rotina da unidade, que hoje é uma das principais responsáveis pela preservação da memória do Estado.

O gerente de atendimento, Waltemberg Santos, e o historiador Flávio Conche, guiaram os visitantes pela Instituição ao apresentarem as atividades realizadas em cada setor do Arquivo Público, bem como as espécies documentais e os registros históricos que estão sob a guarda da unidade.
Os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com uma série de documentos referentes ao período de colonização de Mato Grosso. Fotografias de aberturas de cidades na região amazônica, publicações feitas em Diário Oficial sobre a criação do município de Alta Floresta e jornais antigos sobre a cidade, situada ao norte do Estado, foram alguns dos materiais observados.
“Com a visita os alunos conhecem na prática como é desenvolvido o ofício do historiador nos arquivos e aprendem sobre a importância dos acervos para a história”, afirmou Conche.
Ao todo, o Arquivo Público recebeu em agosto 180 estudantes, das mais diversas idades, tanto do interior quanto da Capital. O perfil de visitantes também inclui alunos das redes particular e pública, dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior.
Visitas - A Superintendência de Arquivo Público, unidade vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), abre a Instituição para visitas técnicas, destinadas a pesquisadores, professores, alunos de universidades, proporcionando uma visão das atividades técnicas desenvolvidas no local. 
O horário de atendimento ao público é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As visitas em grupo deverão ser agendadas com antecedência. O Arquivo Público de Mato Grosso está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 451, no Centro de Cuiabá.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte