Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Kits para a Caminhada Passos que Salvam podem ser adquiridos nos pontos de venda
Enfermeira coordenadora da Caminhada, alerta sobre a importância da prevenção do câncer infantil
13:26   28 de Agosto, 2019
c68ffb900c636a2eb8348ad69e32800b.jpg

Edemar Savariz
Mato Grosso do Norte

Está em pleno andamento a organização e vendas dos kits para a Caminhada Passos Que Salvam, em prol do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos), que acontecerá no dia 24 de novembro.
A enfermeira Flávia Alves está à frente da organização do evento e conta que a Caminhada Passos Que Salvam, acontece no município de Alta Floresta desde 2014, sendo que o ano passado não foi realizada devido a troca de coordenação.
“Tivemos que esperar toda a troca de documentação, porque tivemos que passar para o Hospital do Câncer de Barretos. Nós da organização e a população, estamos alegres com a volta da realização da caminhada”, disse a enfermeira.
Ela enfatiza que a renda da venda dos kits é uma forma de contribuir com o hospital do Câncer de Barretos, que tem atendido a população do município. “Mesmo sendo do SUS, esse dinheiro é repassado para que o tratamento seja de linha, porque quando encaminhamos uma família para tratamento do câncer infantil, é garantido o tratamento e um local para ficarem até o final. Isso tudo gratuito”, enfatiza.
“As vendas dos kits servem para isso e também para conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantil. Junto com o kit vem um panfleto informando todos os sinais e sintomas para que a população fique atenta, até porque, podem confundir com outras doenças”, complementa Flávia.
O diagnóstico no início contribui para a eficácia do tratamento, aumentando de forma significativa as porcentagens de cura da doença. “Diferente do câncer no adulto que são realizados algumas prevenções, como o tabagismo, coleta do preventivo, mamografia, exame da próstata, entre outras formas preventivas. Na criança não podemos esperar que ela venha a ter os sintomas do câncer, é importante estarmos atentos a febre persistente, perda de peso, se a criança sentir dor. Mesmo ela tomando medicamentos, é importante investigar”, disse a enfermeira.
Flávia complementa informando que todas as famílias, caso a criança estiver com algum sintoma, podem estar procurando o PSF do bairro Cidade Bela para fazer uma avaliação. 

“Podem me procurar aqui no PSF do Cidade Bela, eu estarei fazendo esta avaliação, e se for necessário solicitar alguns exames, será encaminhado para a doutora para fechar o diagnóstico. Se for câncer, estaremos fazendo o encaminhamento para Barretos”, informa.

Flávia afirma que o Hospital do Câncer de Barretos disponibiliza anualmente uma capacitação de enfermeiro um e um médico. “Eles recebem informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantil e assim, podem fazer a avaliação dos pacientes. Eu fui uma das enfermeiras capacitadas e estou aqui para realizar esse primeiro atendimento”, finaliza.
Os pontos de vendas dos Kits em Alta Floresta são: a loja Racco, o Restaurante Cambalacho, Trairão Caça e Pesca e no bairro Cidade Alta no Orange Variedades.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte