Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
IBGE começa a planejar Censo 2020 em AF
Coleta de dados começam a ser feitas em agosto de 2020
13:15   11 de Setembro, 2019
a5b300809fd7459d03ab25b11e10be3a.jpg

José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso

O IBGE, através de seu escritório em Alta Floresta, começou a planejar a realização do Censo 2020. A primeira reunião foi realizada nesta terça-feira na sala de reuniões da prefeitura de Alta Floresta, com a participação de representantes do poder executivo, Câmara de Vereadores e do Fórum. A coleta de dados começam a ser feita no mês de agosto de 2020. 
A representante do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- no município, Aline Dantas, enfatiza que o órgão irá precisar do engajamento da população para realizar a coleta de dados para o Censo. Segundo ela, o Censo é de extrema importância para o município, porque o planejamento para a próxima década é feito com base nos dados do que serão coletados.
Para a realização dos trabalhos inerentes a realização do Censo, a representante do IBGE afirma que o órgão irá precisar do apoio da prefeitura municipal. 
 “Precisaremos do apoio do município para a divulgação do seletivo [teste para a escolha dos recenseadores] para a coleta, e para cobertura. Estamos abertos para o município nos ajudar. Quanto mais pessoas estiverem acompanhando o nosso trabalho, será melhor, para depois não haver reclamações que o Censo foi feito errado”, disse.  

Com relação as contestações, reiteradas pela administração municipal, que o número de habitantes de Alta Floresta está errado [o prefeito alega que Alta Floresta tem 70 mil habitantes, mas o IBGE erroneamente, não reconhece o índice populacional do município], ela diz que os dados representam a realidade do Censo de 2010.

“O Censo é a realidade de 2010. O planejamento da década foi feito com base nos resultados do recenseamento do Censo de 2010. Havia um plano de fazer uma contagem em 2015, mas foi cancelado. E as estimativas levam em conta a realidade de 2010. Por isso, há possibilidades de falhas”, observa.
 Ela alerta que o planejamento para a próxima década será feito com base no Censo 2020. “Por isso, precisamos deste apoio da prefeitura e de todos os poderes”, reitera.
O secretário de Agricultura da prefeitura de Alta Floresta, Waldinei Trujillo, afirmou que a prefeitura irá conceder todo o apoio que o IBGE precisar para realizar do Censo.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte