Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Realizadas ações preventivas nas Indústrias de Base Florestal do município de Apiacás
Foram beneficiados com esses atendimentos 271 colaboradores
13:39   20 de Setembro, 2019
53993c0539f80f13ed142cb7d3ceb1de.jpg

O SIMENORTE – Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso- desde maio desse ano, iniciou o Projeto Saúde nas Indústrias em parceria com a FIEMT, SESI e as Secretarias de Saúde dos municípios que fazem parte da base do Sindicato. 
Com o apoio da Secretaria de Saúde dos municípios, regularizam as vacinas, fazem o controle da pressão arterial e da glicemia. 
Durante as primeiras semanas do mês de setembro, essas ações preventivas foram realizadas nas Indústrias Madeireiras do município de Apiacás. Apiacás tem doze Indústrias que atuam no ramo e dez são associadas ao SIMENORTE. Foram beneficiados com esses atendimentos 271 colaboradores. 
Segundo informou o SIMENORTE, essas ações têm priorizado a orientação do trabalhador sobre os sintomas da diabetes e da hipertensão. Nem todos observam os cuidados necessários para com a saúde, por isso as ações preventivas são realizadas, pelo menos uma vez por ano em todas as Indústrias associadas.
O diabetes é uma doença crônica, que afeta como o corpo processa o açúcar. Para quem não sabe, de forma didática são feitas as orientações sobre os principais sintomas como: vontade frequente de urinar, fome excessiva, sede excessiva, emagrecimento, fraqueza, fadiga, nervosismo e mudanças de humor. 
Quanto à pressão arterial, durante as ações se for constada a pressão fora dos parâmetros normais, o colaborador é orientado a aguardar por uns 20 minutos, para que um novo exame seja feito. Estando novamente alterada, é feito o encaminhamento do colaborador ao Posto de Saúde mais próximo para consulta. 
A pressão alta pode ter como sintomas: dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido e visão turva.  Ações Preventivas como essas tem ajudado muitas pessoas no diagnóstico precoce dessas doenças.
A saúde do trabalhador reflete no desempenho de suas funções diárias, seja em casa, no trabalho e na vida social. A pessoa precisa estar saudável nos quatro pilares fundamentais da vida: físico, mental, emocional e espiritual. 
As ações preventivas do SIMENORTE são Projetos de Saúde que procuram levar mais qualidade de vida ao trabalhador da Indústria Madeireira. Conscientizar o colaborador que o corpo é nosso veículo nesse mundo. Através dele que nossa missão de vida se tornará realidade. 
De acordo com o número de colaboradores atendidos nesse Projeto, constata-se que em municípios como Apiacás, o setor de Base Florestal é um grande gerador de emprego na localidade, são mais de trezentos colaboradores que atuam nessas indústrias, a maioria pais de família.
O SIMENORTE agradece todo o apoio e empenho do Prefeito Adalto Zago para as realizações desse trabalho nas Indústrias do município de Apiacás, que prontamente sempre colaborou com o SIMENORTE, a Secretária de Saúde Fabiana Patrícia L. Soares, que gentilmente esteve orientando e autorizando as Enfermeiras Josiane Gonçalves Ferreira, Silvia Arantes Siqueira e Bruna Baumam a estarem participando desse Projeto. Agradece as alunas do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Alta Floresta/SECITEC: Josiane Francieli da Silva de Oliveira, Katiana da Silva, Jaqueline Vieira da Silva, Fabiana Gimenez Mendonça, Rosangela Betin, Andreia Moreti, Nádia e Anairane.

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte