Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
PERFIL:Sob os holofotes
Alanis Guillen, a Rita de “Malhação”, fala de como é estrear no posto de protagonista
00:49   21 de Outubro, 2019
77c4d06d200b2d6b0baebac43bb5743e.jpg

por Caroline Borges/TV Press

magem: Divulgação/TV Globo/Estevam Avellar

                Alanis Guillen fala de seu papel em “Malhação” com cada vez mais propriedade. No começo, a atriz de 21 anos tinha de usar muito a intuição para interpretar a personagem criada por Emanuel Jacobina no folhetim adolescente. Porém, após alguns meses no ar, Alanis começa a desembaraçar alguns dos mistérios que envolvem a decidida Rita e, por consequência, conquista mais elementos para construir o papel diante do vídeo. “No início, não estava claro sobre a paternidade da filha da Rita. Eu sempre me perguntava quem era o pai da criança e o que tinha acontecido. Até que demorou para essa história ganhar forma. Isso é algo que diz muito da Rita. Sinto que agora estou firmando mais o pé na personagem. Todo dia a gente recebe algo novo que ajuda a construir a Rita. Com novas informações, algumas coisas vão ficando e outras saindo da composição”, explica.

                               Na trama, sua personagem se tornou mãe ainda adolescente, mas teve a filha roubada, dada como morta e entregue para adoção por seu pai. Ao descobrir a verdade, Rita faz de tudo para recuperar a menina, que é criada por Lígia e Joaquim, interpretados por Paloma Duarte e Joaquim Lopes. Nos últimos capítulos do folhetim, Rita precisou enfrentar seu passado. A chegada de Rui, pai biológico de sua filha interpretado por Rômulo Arantes Neto, deixou a protagonista inquieta. Nervosa pelo reencontro com o ex, ela mente para Rui e afirma que a filha dos dois morreu. “A chegada do Rui faz a novela virar de ponta-cabeça. A gente ainda sabe pouco sobre essa relação. Algo muito grave aconteceu para ter esse afastamento. Dá para ver que ela gostava bastante dele no passado, mas hoje há um medo. Aos poucos vamos sabendo o que aconteceu para essa relação se quebrar de alguma forma”, despista.

                               Além de proteger a filha, Rita também quer evitar um embate entre Rui e Filipe, papel de Pedro Novaes. Apesar de toda a batalha judicial pela guarda de Nina, Rita acabou se apaixonando pelo filho de Lígia. Após algumas idas e vindas, os dois finalmente engrenaram um namoro. “O público torcia muito por esse romance. Acho que agora vamos ter muitas flores com esse namoro. Além disso, a Rita conquistou, por vias jurídicas, o direito de se aproximar mais da filha. É bom ver essa insistência do Filipe de enfrentar a família e o que for por esse amor”, valoriza.

                               Natural de Santo André, em São Paulo, Alanis faz sua estreia na tevê em “Malhação”. Porém, o “début” no vídeo não foi a única novidade na vida da jovem. Por conta das gravações, ela precisou se mudar para o Rio de Janeiro. “Desde janeiro, minha vida mudou muito. É um novo lugar, uma nova geografia e uma outra cultura. Não sabia que o Rio era tão diferente de São Paulo. Estou construindo tudo do zero, mas eu amo mudanças. Mesmo que seja difícil e dolorida, eu agarro com tudo”, ressalta.

 

Desejo materno

                               Com apenas 21 anos, a maternidade era uma temática pouco presente na vida de Alanis Guillen. Porém, a partir da trama de “Malhação”, a atriz começou pensar mais em seu futuro como mãe. “Comecei a pensar mais sobre isso. Quando vejo mãe e crianças, já consigo enxergar em outro lugar. A história da Rita é muito intensa. Além disso, acho que a relação com a minha mãe também ficou melhor. Na verdade, sempre foi boa, mas acho que agora estamos mais parceiras. Ela abriu mais espaço para me escutar”, afirma.

                               Enquanto não se torna mãe na realidade, Alanis aproveita os momentos maternos com as gêmeas blumenauenses Lavínia e Eloá. As duas se revezam no papel de Nina, filha de Rita. “Elas são maravilhosas. Estão em um momento de falar e descobrir tudo. Elas sabem bem o que querem e o que não querem. Ficam andando de um lado para outro no ‘set’”, revela.

Instantâneas

# Alanis é amiga de infância de Giovanna Grigio, que integrou o elenco de “Malhação: Viva a Diferença”.

# Antes de “Malhação”, Alanis participou do curta “Ser O Que Se É”.

# Alanis começou a fazer publicidade com três anos de idade.

# Novata na tevê, ela vibra com o “feedback” positivo de sua estreia no vídeo. “Nas redes sociais, eu não consigo acompanhar muito. Mas, na rua, sempre me param para falar alguma história ou comentar a novela”, afirma.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte