Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
A “Nova” Uniflor
A nova Uniflor é chamada de Uniflor-EAD de Educação a Distância- enquanto a nova Faculdade de Alta Floresta é chamada de Faculdade de Alta Floresta-EAD de Educação a Distância
13:55   28 de Outubro, 2019
8ebbe7ca02ba887fe5005e2430076fd9.jpg

Prof. Dr. José Antonio Tobias

Prezada (o) Leitora (or), dias atrás, o Ministério da Educação-MEC, por meio de três portarias, acaba de criar uma nova Uniflor. É verdade, sim. É uma nova Uniflor. Explico-lhe!
A antiga Uniflor, isto é, a antiga Faculdade de Alta Floresta, criada em 1995, com 24 anos, com muitos cursos e centenas, milhares de bacharéis e licenciados, é proprietária dos chamados cursos presenciais que hoje são todos os cursos que tivemos e temos.
A nova Uniflor, pelo contrário, nascida das três portarias, é chamada de Uniflor-EAD de Educação a Distância enquanto a nova Faculdade de Alta Floresta é chamada de Faculdade de Alta Floresta-EAD de Educação a Distância e elas trouxeram um mundo novo que apareceu e veio para ficar: os chamados cursos a distância.
Diferentemente da Uniflor antiga, que é uma só e existe só em Alta Floresta, a Uniflor-EAD, inicialmente, isto é, hoje encontra-se em 42 lugares chamados “polos” pelo MEC e que são: 23 municípios, 8 distritos, 10 assentamentos e 1 aldeia indígena. São 42 Uniflor, ainda que a Uniflor de cada um dos polos, por ser polo, é menor do que a Uniflor da sede da Educação a Distância, que é Alta Floresta.
Prezada (o) Leitora (or), nessa altura, é importante eu lhe oferecer uma explicação: “As diferenças entre “sede” e “polo” de Educação a Distância-EAD”.
Polo, como V. Sa. viu ao falar eu dos 42 polos, não manda nada e recebe mas não guarda dinheiro nenhum das mensalidades, que é todo enviado para a sede, o que acontece em todo o Estado de Mato Grosso e com todos os polos. Conclusão: até hoje, os milhões de reais de todas as instituições de educação a distância-EAD de Mato Grosso, inclusive portanto também de Alta Floresta, todo mês, são mandados para fora do Estado.
E Educação a Distância-EAD da Faculdade de Alta Floresta, isto é, da Uniflor é a primeira em todo o Estado, inclusive na capital, Cuiabá, a ter sede no Estado. Conclusão: todo o dinheiro das mensalidades dos 42 polos da Uniflor fica no município, em Alta Floresta, e no Estado de Mato Grosso. Além disso, ele ainda é dividido com os 42 líderes, em cada um dos 42 polos.

A Uniflor-EAD, que é a Faculdade de Alta Floresta-EAD, hoje conforme se pode ver pelo mapa no final desse artigo, estende-se de norte a sul, desde Novo Progresso, no Pará, até Sinop, inclusive, e de leste a oeste, desde a Aldeia Indígena Kopenoty, perto de Peixoto de Azevedo, até Colniza, rumo de Rondônia.

Nesta primeira fase, a Uniflor-EAD, com vestibular marcado para 15 de dezembro e inscrições já abertas, está oferecendo, nos seus 42 polos, os Cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia.
As três portarias, a que me referi acima, são: 1.º - a  Portaria n.º 1.503, de 29 de agosto de 2019, criando a Faculdade de Alta Floresta de Educação a Distância-EAD, de maneira que hoje nós temos três Faculdades: a) a Faculdade de Alta Floresta, criada em 1995; b) a Faculdade de Direito de Alta Floresta, criada em 2007; c) a Faculdade de Alta Floresta-EAD, criada em 2019; 2.º - a Portaria n.º 450, de 3 de outubro de 2019, criando o Curso de Ciências Contábeis-EAD da Educação a Distância, que é outro diferente do Curso de Ciências Contábeis, da antiga Faculdade de Alta Floresta; 3.º - a mesma Portaria n.º 450, de 3 de outubro de 2019, criando o Curso de Pedagogia-EAD da Educação a Distância que é outro, diferente do Curso de Pedagogia, da antiga Faculdade de Alta Floresta, criada há 24 anos, no inicio da Uniflor em Alta Floresta.
Outra diferença, essencial e gritante, entre o EAD da Uniflor e as outras: “A Uniflor, com uma tradição confirmada de 24 anos, guia-se pela Filosofia Cristã, pelo respeito à pessoa, em primeiro lugar, e o lucro, estampado na Bolsa de Valores, em quinto ou sexto lugar”, como vem longamente explicado em meu livro, intitulado Filosofia da Educação, hoje em 9.ª edição.
A Educação a Distância-EAD da Uniflor, pelos motivos acima explicados, é humana e não predatória. Por isso, fazemos questão de partir em nossa Educação a Distância-EAD visando, em primeiro lugar, ajudar os pobres, os excluídos e os indígenas. Daí, nossos 42 polos terem 10 assentamentos e uma aldeia indígena.
Finalizando, prezada (o) Leitora (or), através desse artigo, V. Sa. pode ter notado as diferenças, essenciais e gritantes, entre a Educação a Distância-EAD da Uniflor e todas e cada uma das outras instituições.
Por isso, é dever de consciência, V. Sa., seus amigos e conhecidos olharem onde vão fazer o vestibular de sua EAD-Educação a Distância. 

Prof. Dr. José Antonio Tobias, Diretor.
Uniflor-EAD e Faculdade de Alta Floresta-EAD

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte