Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
GP dos EUA: Verstappen lidera primeiro treino livre, e Hamilton fica apenas em oitavo lugar
Preocupados com acerto de corrida, pilotos da Mercedes têm desempenho discreto em Austin; Sebastian Vettel e Alexander Albon completam os três primeiros colocados; Bottas é 17º
17:53   01 de Novembro, 2019
e45a195b8e1fbe044fd212047fb5554a.jpg
Foto: Getty Images

Por GloboEsporte.com — Austin, Estados Unidos

O fim de semana que pode consagrar Lewis Hamilton como hexacampeão mundial de Fórmula 1 começou com o inglês lá atrás, apenas em oitavo lugar no primeiro treino livre do GP dos Estados Unidos, em Austin - aliás, essa é exatamente a posição que Hamilton precisa na corrida. O resultado se explica no fato de que, tanto o inglês como seu companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, focaram em testar os pneus de especificação de 2020 e o acerto de corrida.

Diante disso, Max Verstappen, da RBR, foi o mais rápido, superando Sebastian Vettel, da Ferrari, em 0s169. Alexander Albon confirmou o bom momento na RBR e foi o terceiro colocado, a apenas 0s259 do companheiro de equipe, e foi seguido pelo surpreendente Pierre Gasly (STR) e Daniel Ricciardo (Renault).

Dono de cinco das últimas seis poles em 2019, Charles Leclerc ficou num discreto sétimo lugar com a Ferrari, atrás de Romain Grosjean (Haas). Completaram os dez primeiros, em nono e décimo, Lance Stroll (Racing Point) e Kevin Magnussen (Haas).

O segundo treino será disputado a partir das 17h (de Brasília), com transmissão do SporTV e SporTVPlay. A narração será de Sergio Mauricio e os comentários, de Reginaldo Leme. O GloboEsporte.com também acompanha em tempo real.

Frio de rachar

O treino livre em Austin foi o de temperatura mais fria em toda a temporada até agora: oito graus no ar e 14 no asfalto no começo do treino. isso fez com que os pilotos enfrentassem dificuldades em levar os pneus à temperatura ideal.

Pneus de 2020

As equipes foram liberadas para usar pneus de especificação da temporada do ano que vem nos treinos livres em Austin. Sem pintura na banda de rodagem para diferenciar dos atuais compostos, muitos pilotos usaram os novos pneus e completaram longas sequências.

Pista ondulada

Com o recapeamento de poucos trechos da pista de Austin, o asfalto estava bastante ondulado na maior parte dos cinco quilômetros. Os pilotos reclamaram muito, e houve algumas rodadas como a de Carlos Sainz, que ficou "pistola" no rádio.

Treino agitado para Leclerc

Charles Leclerc teve um primeiro treino agitado em Austin. Primeiro, quando entrou na pista para experimentar o composto de 2020, teve problemas no motor. Depois, voltou e deu uma escapada... Por fim, finalmente melhorou e ficou perto da liderança, mas teve o tempo deletado por exceder os limites da pista...

No fim da sessão, Leclerc até reclamou com a equipe pelo rádio das ondulações do asfalto de Austin, e a equipe pediu cuidado ao monegasco, que ficou num discreto sétimo lugar.

RBR mostra força

Durante todo o treino, Max Verstappen e Alexander Albon se revezaram na primeira colocação, assim como Sebastian Vettel. Na meia hora final de treino, o holandês assumiu a liderança à frente do alemão, enquanto o tailandês, que caíra momentaneamente para quinto, voltou ao terceiro lugar.

Mercedes discreta

Únicos postulantes ao título de 2019, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas não figuraram entre os primeiros colocados durante quase todo o treino. Preocupados em testar os pneus de 2020 e experimentar regulagens de corrida, os dois ficaram muito tempo dois segundos acima da melhor marca.

No finalzinho, Hamilton colocou os pneus macios e chegou a subir para quarto, mas teve o tempo deletado por exceder os limites da pista na curva 19. Em seguida, o virtual hexacampeão conseguiu o oitavo lugar.

Tempos deletados

A direção de prova foi implacável com os pilotos que excederam os limites de pista na curva 19 e deletou todos os tempos dos que exageraram na dose, incluindo, além de Hamilton, Charles Leclerc, Kevin Magnussen, Lando Norris e Daniil Kvyat.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte