Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
UCT realizará campanha para garantir estoque de sangue para o final do ano
Unidade Aposta em mais uma campanha de conscientização para atrair doadores para este final de ano
13:04   08 de Novembro, 2019
1ddee422113f09fa2fa01c220cbfb26c.jpg

Antônio Viana
Mato Grosso do Norte 

A UCT - Unidade de Coleta e Transfusão de Alta Floresta- vem trabalhando firme para que os estoques no Banco de Sangue não entre em baixa neste final de ano. Segundo Rafael Carvalho de Freitas, Bioquímico responsável pala UCT do município, até meados de setembro o banco de sangue esteve em baixa, devido a falta de doadores. Mas uma campanha realizada de 9 a 11 de outubro fez aumentar consideravelmente o estoque. Foram arrecadados, através dos voluntários, cerca de 65 bolsas de sangue em apenas dois dias de campanha. 
Muitos são os mitos que impedem algumas pessoas de serem doadoras, tais como: quem doa uma vez não pode parar nunca mais, ou que a agulha é muito grossa e a pessoa pode passar mal, ou ainda que é muito demorado.
Mas Rafael afirma que são apenas mitos, a doação é totalmente voluntária e o doador pode parar quando quiser, pois uma coleta não demora mais que 30 minutos. Rafael também afirma que são muitas as vantagens para atrair doadores, desde a isenção em taxas para concursos públicos, meia entrada em eventos culturais e até mesmo atendimento preferencial em alguns órgãos estaduais. Porém, conforme ele, “a maior vantagem mesmo em ser um doador de sangue, é salvar vidas”, afirma o responsável pela unidade.

De 25 a 29 de novembro, a UCT pretende apostar mais um vez em campanhas de conscientização para chamar a atenção de doadores e até mesmo daqueles que nunca fizeram uma doação para reforçar o banco de sangue para o final de ano.

Segundo o Bioquímico, é nestes períodos de feriados e festas que o estoque do banco de sangue se torna precário, devido a grande quantidade de acidentes, ferimentos causados por armas branca, consequências das festividades.
Com essa campanha de conscientização, a UCT/AF pretende coletar cerca de 200 bolsas de sangue para que a unidade possa operar tranquilamente e atender as urgências e emergências de Alta Floresta e região neste final de ano. E para ser um doador, a pessoa deve ter entre 18 e 60 anos de idade e seu peso precisa ser superior a 50 quilos, explica o Bioquímico.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte