Jornal MT Norte
Publicidade
VITRINE: Nações unidas
O ator português José Condessa estreia no Brasil como um mexicano em “Salve-se Quem Puder”
18:14   24 de Fevereiro, 2020
8f1e2f20cd67fa89d813ea4f47c13d14.jpg

por Márcio Maio

TV Press

Em três meses, a vida de José Condessa mudou radicalmente. Foi esse o tempo que levou desde que começaram as conversas sobre fazer uma novela na Globo até se mudar para o Brasil, onde permanecerá até agosto, gravando as cenas do mexicano Juan de “Salve-se Quem Puder”. Uma virada que o português de 22 anos garante: já até tinha sonhado com ela, mas jamais imaginou que fosse acontecer tão rápido. “Em Portugal, temos uma ligação muito forte com a cultura brasileira. Acho que principalmente com as novelas e a música. Então, poder participar disso é mesmo um sonho”, conta, carregando o sotaque lusitano.

Na história, Juan sonhava em se casar com a amada Luna, vivida por Juliana Paiva. Porém, depois que a moça testemunhou um assassinato, entrou em um programa de proteção a testemunhas e foi dada como morta.  Juan é o único entre as pessoas próximas a ela que sabe que a jovem está viva. O que, na verdade, não chega a ser uma grande vantagem para ele. “É uma situação difícil. Por mais que ele saiba que as três estão bem, também sabe que, pela segurança delas, não pode falar nada. A vontade é correr para o Brasil e contar para todos que estão sofrendo, mas isso não é possível. E é esse conflito que faz a trama dele andar”, analisa.

Mesmo assim, José não tem dúvidas: seu personagem lutará por seu amor até o fim de “Salve-se Quem Puder”. E, para isso, enfrentará um triângulo amoroso entre ele, Luna – que agora se chama Fiona – e Téo, interpretado por Felipe Simas, por quem a ex-camareira se encantou assim que foi salva pelo rapaz no meio do furacão. Fora da ficção, Condessa jura que também é um cara romântico e que não desiste fácil de seus sentimentos. “Assim, eu nunca apareci na praia a cavalo para surpreender uma mulher. Mas acho bonito ter essa sensibilidade”, entrega.

O convite para interpretar Juan veio de maneira inesperada. Ele estava no ar em “Valor da Vida”, novela transmitida pela TVI, em Portugal, quando foi notado por Daniel Ortiz, autor de “Salve-se Quem Puder”, que costuma passar algumas temporadas em Portugal. Na época, José interpretava o filho de Carolina Kasting, que também está no elenco de “Salve-se Quem Puder”, como Agnes. “Daniel viu uma cena nossa e disse que enxergou ali o Juan, um papel que ele já estava escrevendo. Então, fiz um vídeo, mandei para a equipe ver e deu certo”, lembra.

Há quatro meses morando por aqui, Condessa espera poder aproveitar para conhecer tudo que puder sobre o Brasil. Como viajar por outras capitais – ele mora na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio – e experimentar programas culturais do país. “Já estive em uma quadra de escola de samba, por exemplo. Como interpreto um mexicano, estou tentando ficar mais bronzeado também. Mas essas chuvas estão me atrapalhando”, brinca ele, que não hesita ao responder qual a sua maior dificuldade. “O português de Portugal é bem diferente. E o meu personagem não é brasileiro e nem português, é mexicano. Então, preciso amenizar o sotaque português, tentar ganhar uma sonoridade brasileira e colocar um pouco do mexicano ali”, explica.

 

Salve-se Quem Puder” - Globo – Segunda a sábado, às 19h15.

 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte