Jornal MT Norte
Publicidade
PSG x Lyon: inédita para Neymar, final da Copa da Liga pode marcar quarto triplete em seis anos
Sem Mbappé, time da capital vai em busca de mais um título nacional na última edição do torneio. Adversários jogam para pôr fim a jejum de conquistas e por vaga na Liga Europa
11:07   31 de Julho, 2020
48af51f1666b5c0767155a7f58168f86.jpg
Foto: Reprodução/Twitter

 

 

Por Redação do ge — Paris

Campeão francês, garantido nas quartas da Champions e vitorioso na Copa da França diante do Saint-Étienne na última semana, o PSG volta a campo nesta sexta-feira em busca de mais um troféu. Sem Mbappé, lesionado, o time enfrenta o Lyon às 16h10 (horário de Brasília), no Stade de France (você acompanha em tempo real no ge), pelo título da Copa da Liga Francesa. Pode ser o quarto triplete do time da capital em seis temporadas.

Desde 2014/15, quando conseguiu o triplete até então inédito no futebol da França (vencer a liga e as duas copas), o PSG só perdeu três competições, uma de cada - Monaco, Rennes e Strasbourg foram os intrusos na hegemonia (veja na tabela abaixo). E será a última oportunidade para erguer os três títulos nacionais na mesma temporada, já que a Copa da Liga confirmou seu fim para aliviar o calendário do futebol no país.

 

 

Campeões nacionais na França nas últimas seis temporadas

  Campeonato Francês Copa da França Copa da Liga Francesa
2014/15 PSG PSG PSG
2015/16 PSG PSG PSG
2016/17 Monaco PSG PSG
2017/18 PSG PSG PSG
2018/19 PSG Rennes Strasbourg
2019/20 PSG PSG ?

Fonte: ge

Pelo lado do Lyon, é a chance de pôr fim a uma fila que dura oito anos - a última conquista foi a Copa da França de 2011/12 - e assegurar uma vaga em competição continental na temporada que vem. O título daria ao time dirigido por Rudi Garcia, sétimo colocado no Francês, a possibilidade de jogar a Liga Europa 2020/21. Vale lembrar que o time ainda está vivo na atual Champions e joga por vaga nas quartas contra a Juventus após vencer por 1 a 0 no jogo de ida.

As equipes voltam a se encontrar quase cinco meses após a semifinal da Copa da França, quando o PSG goleou por 5 a 1, com gols de Mbappé, que fez hat-trick, Neymar e Sarabia. A expectativa é que até oito brasileiros entrem em campo: Neymar, Marquinhos e Thiago Silva de um lado, Bruno Guimarães, Marçal, Marcelo, Rafael e Jean Lucas do outro.

Mais uma para a coleção de Neymar?
Lesionado na conquista de 2017/18 sobre o Monaco, a última do PSG, maior campeão da história da Copa da Liga Francesa, Neymar terá a chance de jogar sua primeira final da competição - em 2018/19, Strasbourg e Guingamp foram os protagonistas. Consequentemente, o camisa 10 poderá ampliar seu leque de gols em jogos decisivos.

Até o momento, Neymar já deixou sua marca em 15 das 22 finais que disputou - na Europa, fez gols em Champions League, Copa do Rei da Espanha e Copa da França. E nesta sexta, sem o companheiro Mbappé, é dele a responsabilidade total por chamar o protagonismo - mais uma vez.

Todos os campeões da Copa da Liga, criada em 1994/95:
PSG - 8 títulos
Strasbourg, Bordeaux e Olympique de Marselha - 3 títulos
Metz, Lens, Lyon, Monaco, Sochaux, Nancy, Gueugnon e Saint-Étienne - 1 título
As campanhas dos finalistas em 2019/20:

PSG

Oitavas: 4 x 1 Le Mans - gols de Sarabia, Choupo-Moting, Mbappé e Di María
Quartas: 6 x 1 Saint-Étienne - gols de Icardi (3x), Neymar, Moulin contra e Mbappé
Semifinal: 3 x 0 Reims - gols de Marquinhos, N'Clomande contra e Kouassi

Lyon

Oitavas: 4 x 1 Toulouse - gols de Traoré (2x), Jean Lucas e Terrier
Quartas: 3 x 1 Brest - gols de Dembelé, Auoar e Jean Lucas
Semifinal: 2 (4) x (3) 2 Lille - gols de Dembelé e Auoar


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte