Jornal MT Norte
Publicidade
+SAÚDE: Como Melhorar a Auto Estima e a Valorização pessoal
Cultive bons pensamentos sobre você, evidencie que você é importante, útil, capaz, única e singular
10:09   23 de Setembro, 2020
f9dfc1d851e6849ae192b0860e61a141.jpg

Cristiane Gatti Martinhão

Atualmente a valorização das mulheres, assim como a auto estima está muito em foco e também na mídia, entretanto não está dentro de nós, muitas vezes nos sentimos pressionadas em manter uma boa auto estima, assim como aparentar uma mulher linda e ideal, porém nem sempre isso é verdade em nosso interior, então como nos tornar mulheres de valor e possuindo realmente uma boa auto estima, para que ela não dependa da opinião de outros.

O conceito auto estima é muito amplo e as vezes confundido por nós em seu significado, por isso vamos conceituar, auto estima: é o amor que eu me dou, ou seja se eu me amo como realmente sou, mas isso depende do meu auto conceito que é o que eu penso sobre mim, então se eu tenho um bom auto conceito terei uma boa auto estima.

 Se meus pensamentos sobre mim são ruins, minha auto estima também será, portanto tenha bons pensamentos sobre você mesmo, muitas vezes somos exigentes consigo mesmo, temos uma carga muito grande de coisas para dar conta, por isso as cobranças são muitas, afetando nosso auto conceito e auto estima, assim como nossa valorização pessoal, elas começam a depender dos outros ou de nosso excelente desempenho com as situações e obrigações da vida, por isso não se exija tanto, seja flexível com você mesmo.

A valorização pessoal de quem somos se inicia em nós mesmos, por isso se ame acima de qualquer outro amor, só conseguimos amor outros quando amamos a nós mesmos.

Cultive bons pensamentos sobre você, evidencie que você é importante, útil, capaz, única e singular, e faça uma lista de suas qualidades e defeitos, com certeza terá mais qualidades, e os defeitos são normais, lide com eles.

Vivenciamos um mundo atual onde  grande parte das mulheres sofrem com Depressão ou transtornos de Ansiedade, afetando seu auto conceito e consequentemente sua auto estima, assim como sofrimento nas emoções e relacionamentos, por isso gostaria de trazer uma orientação útil, tais transtornos possuem tratamentos eficientes, podendo obter a cura ou controle.

Os tratamentos indicados - Medicamentos psicotrópicos muito modernos e eficientes em seus efeitos e tratamento; Psicoterapia, pois os medicamentos auxiliam com sintomas físicos e humor, e a psicoterapia ajuda na mudança dos pensamentos, sentimentos e comportamentos. Vale a pena ressaltar que a Terapia Cognitiva comportamental tem resultados comprovados cientificamente no tratamento de depressão assim como ansiedade entre outros.

Atividade física, assim como atividades relaxantes para desacelerar, como Yoga, Pilates entre outros; Uns dos possíveis motivos dos problemas com as mulheres são os relacionamentos conjugais que podem ter alguns desajustes ou disfunções na convivência diária, trazendo estresse, depressão ou preocupações excessivas, porém dispomos da Terapia Cognitiva para Casais, onde podemos ajustar as disfunções entre o casal, assim como problemas na comunicação, demonstração de afeto, conflitos, relacionamento sexual, entre outros, a terapia traz técnicas de mudanças dos pensamentos, sentimentos e comportamentos em ambos, permitindo a melhora do relacionamento. (Cristiane Gatti Martinhão é Psicoterapeuta Cognitiva, CRP/MT 18/01261)

 

 

 

 

 


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte