Jornal MT Norte
Publicidade
Sementes da China também em Alta Floresta
A possibilidade de propagação de doenças agrícolas também não está afastada
10:29   02 de Outubro, 2020
9fac4fc83db9042b5ffc3627224ccbe7.jpg

Reportagem
Mato Grosso do Norte

As misteriosas sementes enviadas para quem faz compras em sites da China, que começaram a chegar em diversos Estados brasileiros, já chegaram também a moradores de Alta Floresta. Outras 7 cidades do Estado também receberam as sementes. 
As informações são Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
O Indea vem fazendo um alerta para quem receber as sementes. O diretor técnico do órgão, Ranan Tomazele, orienta a quem receber os pacotes suspeitos, não os abrir e que as embalagens originais sejam preservadas.
Segundo ele, as sementes vêm como brindes em compras realizadas em sites chineses, mas também houve relato de recebimento sem solicitação nenhuma.
Ele explica que o material tem procedência e qualidade desconhecidas e a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. 

 No país, o Mapa pede ainda que as pessoas não descartem o conteúdo, uma vez que a substância pode vir a contaminar o solo. A possibilidade de propagação de doenças agrícolas também não está afastada. Todo o material recebido no país será analisado pelo laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Na análise, os técnicos devem apontar quais as espécies de sementes e se elas oferecem riscos de doenças ou pragas agrícolas.


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte