Jornal MT Norte
Publicidade
A alimentação reflete na jovialidade e no envelhecimento
O envelhecimento é um processo irreversível e dinâmico caracterizado; com o passar dos anos, o organismo vai perdendo a capacidade de corrigir os danos
10:18   21 de Outubro, 2020
42148c0dc61c75b76f4d649e2077d22b.jpg

Os alimentos vão muito além de simplesmente nos deixar saciados. Uma alimentação saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo organismo. Portanto, ela influencia e muito na saúde, ou na ausência dela. Além disso, sabemos que um corpo saudável reflete uma pele bonita e hidratada.

O segredo para se ter uma pele bonita começa na mesa. Uma alimentação natural e nutritiva é o método mais eficaz de garantir que envelheçamos com saúde e beleza. Basta observar os rótulos dos cosméticos para constatar que as fórmulas contam com componentes antioxidantes, além de vitaminas e minerais. Nutrientes que são extraídos, justamente, dos alimentos. Essas substâncias são a base da construção dos nossos tecidos. Nada melhor do que suprir essa necessidade de dentro para fora.

Alimentos ‘in natura’, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de vitaminas, de fibras, minerais e compostos essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças - inclusive diabetes, hipertensão e obesidade. Do outro lado da balança, alimentos industrializados e os ultraprocessados não são uma opção para a saúde. Duas dicas de ouro são: evitar comprar doces, bolachas, salgadinhos, e deixá-los fora do alcance das mãos. Se não tiver em casa, você não irá consumi-los.

O envelhecimento é um processo irreversível e dinâmico caracterizado; com o passar dos anos, o organismo vai perdendo a capacidade de corrigir os danos inerentes aos processos bioquímicos do corpo. A nutrição é capaz de corrigir alguns danos ou aumentar a capacidade do corpo para reparar estes danos em nível celular. Uma dieta balanceada reduz o risco de doenças relacionadas ao envelhecimento.

Adotar uma rotina de hábitos saudáveis, como ter vida social ativa e praticar atividades físicas regularmente, quando combinados com a nutrição adequada são capazes de promover um envelhecimento mais saudável, além de contribuir para o aumento da expectativa de vida. Então, se quisermos ter longevidade e beleza, mesmo ao decorrer dos anos, além de qualidade de vida, temos que manter um conjunto de atitudes e hábitos alimentares saudáveis. (Sobre Karina Peloi A nutricionista e treinadora comportamental, especialista em emagrecimento feminino)


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte