Jornal MT Norte
Publicidade
Companhia Hidrelétrica Teles Pires apoia Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires
Este ano foram retiradas do rio, cerca de 80 toneladas de lixo
10:02   22 de Fevereiro, 2021
7db9935832145d0728a49b48eeff8a5d.jpg
Foto: CHTP

 

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires- CHTP- demonstrando seu compromisso com a preservação ambiental da Amazônia, especialmente dos recursos hídricos, apoiou a realização do 10º Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires. 
O mutirão começou no dia 20 de janeiro e terminou no domingo, 14/02. Os organizadores do evento, calculam que foram retirados do leito e das margens do rio, cerca de 80 toneladas de lixo. O lixo recolhido foi destinado para a reciclagem.  
A Companhia Hidrelétrica Teles Pires apoiou na mobilidade das ações dos barcos que percorrem a extensão do rio recolhimento dos resíduos, além de veículos e maquinários usados nos serviços, bem como confeccionou 10 placas informativas sobre preservação do rio Teles Pires, com intuito de conscientizar e sensibilização o público ao evento sobre a importância de manter os resíduos longe das margens do rio. 
Há 10 anos, o evento foi idealizado por João Lopes de Araújo, conhecido como Bisteca, que é morador ribeirinho na região do porto de areia há 33 anos. E foi crescendo e recebendo apoiadores no meio político, empresas e da própria população. 

Desta forma, o mutirão é realizado por voluntários, com apoio das prefeituras de Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta e colaboradores a exemplo da CHTP.  Este ano, as pessoas envolvidas no mutirão percorreram mais de 200 quilômetros entre os municípios de Alta Floresta, Paranaíta e Carlinda, recolhendo os lixos. As ações foram divididas em três etapas. Na primeira etapa foi feito a limpeza na região do Porto de Areia.

Segundo João  [Bisteca], todos os anos, a quantidade de lixo retirada do rio é grande. E cobra da população, que tenha consciência e respeito com o rio Teles Pires. “Este ano a quantidade de lixo não diminuiu, continua a mesma coisa”, disse. E sugere que os donos de ilha deveriam levar embora o lixo que produzem quando vem para estes ambientes. 
O Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires já se tornou um evento oficial no calendário do município de Alta Floresta, conforme a lei municipal de Nº 2.533/2019. É considerado ambiental e Cultural e seu objetivo é garantir a preservação do maior e mais importante rio da região. 
Este ano, no encerramento do evento, diversas autoridades estavam presentes. O prefeito Chico Gamba declarou que o Mutirão de Limpeza do rio é um exemplo importante de preservação do Meio Ambiente. “Mostra que existe pessoas preocupadas com o Meio ambiente e ajuda a conscientizar a população. Nossa região é turística e manter o rio e a cidade limpa é importante para atrair os turistas”, disse. 
O presidente da Câmara de Alta Floresta, vereador Oslen Dias, o Tuti, um dos idealizadores do mutirão, lamentou que ainda seja retirado do rio uma grande quantidade de lixo. “É impressionante a quantidade de lixo que estamos tirando. Vai dar cerca de 80 toneladas. Em alguns lugares diminui o lixo e em outros ainda tem. Vamos continuar e não desistir até deixar o rio Teles Pires limpo”, disse. 

 

Fotos: Assessoria Câmara Municipal de AF

 


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte