Jornal MT Norte
Publicidade
Arábia Saudita suspende importação de carne de aves de 11 frigoríficos do Brasil
Governo brasileiro afirmou que iniciou contato com as autoridades da Arábia Saudita
08:50   10 de Maio, 2021
f856241c2d0001ca7af471f836ea45d5.jpg

Assessoria
 

A Arábia Saudita suspendeu a autorização de exportação de carne de aves de 11 frigoríficos brasileiros, segundo uma nota conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura, divulgada nesta quinta-feira, 6.

Os nomes e os locais das empresas não foram divulgados pelo governo brasileiro, que diz que recebeu com "surpresa" a decisão e que "não houve contato prévio das autoridades sauditas" e nem "apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões".

A informação consta apenas em nova lista de plantas brasileiras autorizadas a exportar, publicada hoje pela Saudi Food and Drug Authority (SFDA), que exclui os 11 estabelecimentos.

O governo brasileiro afirmou que iniciou contato com as autoridades da Arábia Saudita e da embaixada do país em Brasília para esclarecer o episódio.

"Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas com vistas à pronta resolução da questão. Caso se comprove a interposição de barreira indevida ao comércio, o Brasil poderá levar o caso à OMC", disse o comunicado.

"O Brasil reitera os elevados padrões de qualidade e sanidade seguidos por toda nossa cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial. Há confiança de que todos os requisitos sanitários estabelecidos por mercados de destino são integralmente cumpridos", acrescentou.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse, em nota, que está apoiando o governo na busca por mais detalhes sobre a "surpreendente decisão unilateral" das autoridades saudita

 


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte