Jornal MT Norte
Publicidade
Alinhado com o futuro
O Jaguar I-Pace oferece potência, conforto, elegância e um carregamento eficiente para ampliar o uso
09:10   15 de Outubro, 2021
2d6895e5cc4e3f8faacbb0c2b10e9aca.jpg

por Aldo Ballerini

Inofomotori.com/Itália

Exclusivo no Brasil para Auto Press

                O Jaguar I-Pace não é apenas um veículo elétrico, mas também um SUV de classe, feito com atenção obsessiva aos detalhes e projetado para garantir o máximo de conforto. O único som que você ouve, quando você se move pela cidade, é de fato um pequeno farfalhar: você viaja em um ambiente luxuoso e abafado, uma bolha de relaxamento e prazer que afasta o caos do trânsito. As formas são lindamente agressivas, mas os designers conseguiram torná-las também elegantes. O I-Pace é baixo e sinuoso, com a fina janela traseira, as alças retráteis e os faróis futuristas de led, com a assinatura luminosa em duplo J, que o torna inconfundível na estrada.

                Há também muitos detalhes na carroceria projetados para dar maior aerodinâmica e otimizar tanto a estabilidade quanto a autonomia. Caso das linhas pronunciadas dos arcos da roda dianteira, do difusor traseiro e as entradas de ar do capô. Antes de embarcar e iniciar uma viagem, o melhor usar o recurso de ativar previamente o sistema de ar-condicionado, que otimiza a temperatura da bateria, portanto a autonomia, e melhora o bem-estar ionizando o ar no compartimento do passageiro e eliminando alérgenos e partículas ultrafinas.

                A bordo, imediatamente fica ressaltada a elegância inata de um Jaguar: os interiores são espaçosos e brilhantes, feitos com materiais finos, trabalhados com cuidado artesanal. Isso aparece no estofamento, nos controles e nos confortáveis assentos, com as costuras duplas contrastantes que são acentuadas com a iluminação noturna. Chama a atenção o sistema de câmera 3D, que reproduz tudo ao redor do carro e incrementa a segurança. Outro recurso é o Clear Sight, o espelho retrovisor digital de ótima dimensão e que mantém a visualização traseira mesmo com bagagem até o teto.

                O SUV 100% elétrico da Jaguar tem tração integral proporcionada por dois motores iguais. Eles entregam 400 cv de potência e 71 kgfm de torque – 200 cv e 35,5 kgfm cada. Com esses números, a aceleração de zero a 100 km/h é feita em apenas 4,8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. A condução é direta, com uma sensação permanente de solidez, oferecida pela estrutura de alumínio sólido, pelo baixo centro de gravidade e pela tração nas quatro rodas.

                Os movimentos da carroceria ficam absolutamente sob controle pela suspensão, composta por braços sobrepostos na frente e multilink atrás. O sistema consegue combinar conforto – absorção de irregularidades – com estabilidade, mantendo os movimentos dentro de limites aceitáveis. A entrega dos motores elétricos é excepcional, a aceleração é muito imediata e silenciosa. O torque instantâneo instiga a condução esportiva. Desempenho que também é combinado com grande estabilidade e uma frenagem muito rápida e eficiente.

                                Durante o carregamento em locais públicos, o cabo I-Pace trava no lugar assim que você fecha o carro e não pode ser desconectado até que ele seja desbloqueado. A bateria do I-PACE, como acontece com praticamente todos os carros elétricos, é coberta por uma garantia de 8 anos ou 160 mil km. No Brasil, o I-Pace custa, na versão SE por R$ 695.950, mas não tem conseguido emplacar no mercado. Tanto que os modelos oferecidos são ano/modelo 2020. Entre janeiro e setembro, foram vendidas apenas 32 unidades do modelo no Brasil.


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte