Jornal MT Norte
Publicidade
A nova UNIFLOR
A UNIFLOR, apesar de sua complexidade, é substancialmente unida e, por isso, única, constituída, como a árvore de tronco e de galhos, de duas partes
10:11   19 de Novembro, 2021
fa60b35b42e21829fb72d687935a4f69.jpg

Prof. Dr. José Antonio Tobias     

Prezada (o) Leitora (or), faz tempo que não converso com Você! Faz tempo que não escrevo, ausência que espero estar corrigindo escrevendo-lhe agora. E, para começar, mais uma vez, obrigado pela honra com que Você me presenteia lendo meus artigos.

Hoje, com sua licença, venho falar-lhe de um assunto muito querido meu e faço votos que seja também de Você: “A nova UNIFLOR!” Contudo, a esse respeito tenho tanta coisa para dizer que não sei por onde começar. Depois de meditar bastante, escolhi cinco assuntos, ou cinco riquezas que, espero, devem mostrar-lhe um pouco desta nova UNIFLOR.

Primeira riqueza da nova UNIFLOR: a criação da Educação a Distância, o EAD. A nova UNIFLOR, com sede (é a única instituição de Mato grosso a possuí-la) e não só polo de Educação a Distância em Alta Floresta, a UNIFLOR-EAD, nascida oficialmente no dia 29 de agosto de 2019, através da Portaria n.º 1.513, é, ou melhor, em breve será o dobro, se não o triplo ou mais da antiga UNIFLOR, nascida em 19 de março de 1990, hoje com 31 anos e 3.344 bacharéis e licenciados. Digo que a nova UNIFLOR será o dobro ou mais da antiga realidade educacional, chamada Educação a Distância, conhecida por outros nomes, como Educação Virtual, Educação On-Line. Esta nova educação tomou conta do mundo, inclusive portanto também do Brasil e de Alta Floresta, deixando a antiga educação e, por conseguinte, igualmente, a antiga UNIFLOR para trás, roubando-lhes alunos e escolas ao ponto de quase obrigá-las a desaparecer do mapa da realidade.

Segunda riqueza da nova UNIFLOR: 12 novos cursos. A UNIFLOR, isto é, a antiga UNIFLOR, com seus 26 anos de existência, conseguiu até hoje criar 8 cursos presenciais: 1. Administração; 2. Agronegócio; 3. Arquitetura e Urbanismo; 4. Ciências Contábeis; 5. Direito; 6. Enfermagem; 7. Engenharia Civil; 8. Pedagogia. Não criou nenhum curso novo. Ao passo que a Educação a Distância da nova UNIFLOR, em três meses, de agosto a outubro deste ano, criou 7 novos cursos: 1. Administração; 2. Gestão de Recursos Humanos; 3. Letras-Português; 4. Logística; 5. Marketing; 6. Processos Gerenciais; 7. Serviço Social. Como a nova UNIFLOR já tinha dois cursos, que são Ciências Contábeis e Pedagogia, acabou possuindo 9 cursos. Até o final deste ano, a nova UNIFLOR terá 12 cursos; um deles, cujo nome o Ministério da Educação-MEC, por enquanto, me proíbe de revelar, será uma bomba de felicidades e de chances para o povo do Nortão e de Mato Grosso.

Terceira riqueza da nova UNIFLOR: é a novidade, pela primeira vez oferecida, da criação e divulgação do “Catálogo Geral”, dos Cursos Presenciais e a Distância da UNIFLOR. Prezada (o) Leitora (or), hoje é tão importante o papel representado por este Catálogo Geral na estrutura da nova UNIFLOR, que ouso afirmar: “Quem não conhecer o Catálogo Geral, não terá noção do que é, hoje, a nova UNIFLOR”. Afinal, o que é, então, o Catálogo Geral? Ele é um caderno de 38 páginas de tamanho médio, com uma capa linda e colorida, cujo “Sumário”, logo na página 1, mostra: 1.º - todos os Cursos Presenciais, de Graduação e Pós-Graduação da UNIFLOR; 2.º - todos os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação a Distância-EAD da UNIFLOR, nas áreas de saúde, gestão e negócios, direito e educação; 3.º - todos os “Cursos Técnicos de Nível Médio”: da Educação a Distância da UNIFLOR; 4.º - todos os “Cursos de Extensão” da Educação a Distância da UNIFLOR; 5.º - todos os Cursos do Supletivo, hoje chamados de “EJA”, do ensino fundamental e médio a distância da UNIFLOR; 6.º - os “Cursos Livres-EAD” da UNIFLOR, com mais de 900 (novecentos) nomes, todos indicados com seu próprio nome.

O Catálogo Geral é distribuído, de modo permanente e gratuito, na Secretaria da UNIFLOR: (66)3512-3300 e na Coordenação do Curso a Distância-EAD da UNIFLOR: (66)3512-3304.

Quarta riqueza da nova UNIFLOR: sua unidade. A União das Faculdades de Alta Floresta, a UNIFLOR, apesar de sua complexidade, é substancialmente unida e, por isso, única, constituída, como a árvore de tronco e de galhos, de duas partes: da primeira, antiga, a tradicional UNIFLOR, de 26 anos, com oito cursos presenciais e da segunda, a UNIFLOR da Educação a Distância-EAD, de 3 anos, com nove cursos a distância que, a partir de 1 de janeiro de 2022, terá doze cursos a distância.

Quinta riqueza da nova UNIFLOR: ela se tornou elemento e fermento do fantástico e inimaginável progresso atual de Alta Floresta e do Nortão. Não existe narração e nem descrição capazes de explicar a loucura do progresso daqui de hoje. Sem ufanismo e de cabeça fria, pode-se afirmar: “Hoje só vendo o progresso de Alta Floresta e do Nortão para se poder ter noção dele!” E a nova UNIFLOR, enobrecida de suas novas riquezas, sente-se honrada e feliz em ter-se tornado elemento e fermento da “fronteira do progresso do Brasil de hoje” plantada em Alta Floresta e no Nortão.

Finalizando, desde sua origem até hoje, a União das Faculdades de Alta Floresta, a UNIFLOR, criou três Faculdades: 1.ª – a Faculdade de Alta Floresta, sua fundadora, criada em 25 de julho de 1995; 2.ª – a Faculdade de Direito de Alta Floresta, criada em 10 de julho de 2007; 3.ª- a Faculdade de Alta Floresta-EAD, dos cursos a distância, criada em 29 de agosto de 2019, por ocasião da criação e do início da Educação a Distância da UNIFLOR.

 

Prof. Dr. José Antonio Tobias     

Diretor das Faculdades de Alta Floresta

 


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte