Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Sabor de reencontro
No ar em "Totalmente Demais", Leona Cavalli destaca entrosamento com equipe e drama de sua personagem
11:57   11 de Março, 2016 - Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

por Luana Borges

TV Press

      Integrar o elenco de "Totalmente Demais" mexe com a memória afetiva de Leona Cavalli. Afinal, o convite para interpretar Gilda na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm foi feito por Luiz Henrique Rios, por quem a atriz foi dirigida na primeira novela de sua carreira, "Belíssima", exibida em 2005. Na ocasião, inclusive, ela conheceu Marina Ruy Barbosa, que também estreava na tevê e atualmente interpreta Eliza, filha de sua personagem no folhetim das 19 horas. "Para mim, foi muito especial porque o Luiz foi meu primeiro diretor na Globo. E também conheci a Marina ainda menininha. Foi um reencontro", constata, animada.

      Na história, Gilda vive uma relação complicada com o marido, Dino, de Paulo Rocha. Submissa e apaixonada por ele, a personagem fica dividida entre manter o casamento e apoiar a filha mais velha, que, logo no início, saiu de casa por conta da personalidade violenta e dos olhares inapropriados do padrasto. Mas a revelação de que o pai de Eliza é Germano, papel de Humberto Martins, traz uma nova fase para a trama de Gilda. "Essa virada é esperada desde o começo da novela. Para a minha personagem, é um momento de transformação muito grande", acredita.

      Nas ruas, o que Leona mais escuta dos telespectadores é que Gilda deveria abandonar o marido. Mas, ao mesmo tempo, ela percebe que a recepção do público é boa. "Por ser um drama forte e real, muito mais do que a gente gostaria, isso acaba trazendo uma simpatia por aquela situação, que é tratada com certa leveza na trama", salienta.

      Aliás, estar inserida no núcleo mais dramático de uma novela em que o humor dita o tom é algo que instiga Leona. Para ela, é inevitável tocar em certos assuntos. Mas, por conta do horário de exibição da história, a abordagem pode ser mais sutil. "Os autores conseguem colocar situações fortes e delicadas de uma maneira suave, mas, ao mesmo tempo, tocando em questões profundas. Desde a primeira cena, o texto da Gilda tem essa função e um lado bem dramático. É importante se entregar para fazer esse drama", avalia.

      A preparação antes das gravações da novela foi fundamental para Leona compreender as nuances de sua personagem. Ela ficou cerca de uma semana em Cachoeiras de Macacu, acompanhada dos atores de seu núcleo, gravando as primeiras cenas ambientadas no bar. "Lá tinha uma família com filhos e que passa por dificuldades. Vivenciamos aquele lugar e foi muito importante para a novela inteira", constata. O figurino também é peça importante. A atriz costuma começar sua construção de personagem de "dentro para fora", através das buscas das emoções. Mas a caracterização ajuda a completar o processo. "E o trabalho das figurinistas é maravilhoso. Quando a gente chega, já tem toda uma paleta composta, pensada e conversada antes", diz.   

 

Eterno aprendizado

      Quando se trata de televisão, Leona Cavalli ainda se considera uma aprendiz. Depois de algumas participações, a atriz interpretou sua primeira personagem fixa em "Belíssima", de 2005. De lá para cá, acumulou papéis em tramas como "Duas Caras", "Negócio da China", "A Vida da Gente" e "Gabriela", entre outras produções, e tem se mantido no ar com frequência. "Me considero no começo no trabalho com a televisão. Acho que ainda tenho muito para fazer na tevê ao mesmo tempo em que faço cinema e teatro. Isso é que me deixa feliz, poder continuar fazendo tudo ao mesmo tempo e não ter de excluir um ou outro", ressalta.

 

Instantâneas

# Assim que terminar as gravações de "Totalmente Demais", Leona Cavalli deve viajar com a peça "Frida y Diego".

# Em junho, a atriz lança o livro infantil "Bela, Belinha Uma Bonequinha", pela Editora Nacional.

# Antes de "Belíssima", Leona fez participações em "As Filhas da Mãe", "Os Normais", "A Grande Família", "Da Cor do Pecado" e "Começar de Novo".

# Quando é possível, Leona concilia teatro com tevê, mas sabe que a prioridade é sempre da novela em que está. "A dedicação tem de ser total. Mas, dentro do possível, procuro conciliar", diz.

 

"Totalmente Demais"  – Globo – De segunda a sábado, às 19:20 h.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte