Publicidade
         
      
         
Saúde Bucal fará avaliação para prevenção do câncer
09:04   22 de Junho, 2016

Assessoria de Comunicação/PMAF

 

            A Secretaria Municipal de Saúde por meio do departamento de Atenção à Saúde Bucal de Alta Floresta informa que estará realizando avaliação para detecção precoce do câncer de boca nas comunidades rurais: Posto de Saúde Pista do Cabeça (20/06) Manhã; Posto de Saúde Santa Rita (21/06) Manhã; Posto de Saúde Mundo Novo (21/06) Tarde; Posto de Saúde Ouro Verde (22/06) Tarde; Posto de Saúde Ramal do Mogno (24/06) Manhã.

 

            A avaliação na cidade será no dia 01 de julho, na sede da FUNDAC – Fundação Obras de Acácia – localizada na Avenida Ludovico da Riva, próximo à Estação Rodoviária. É necessário cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS).

 

            Segundo a cirurgiã-dentista Magda Pierin, Coordenadora de Saúde Bucal, as pessoas que apresentarem sinais como: lesão na boca que não cicatriza lábio ressecado, dor ou desconforto para mastigar e engolir, dormência da língua ou de outras partes da boca, emagrecimento, presença de gânglios aumentados na região do pescoço (ínguas); fumantes ou ex-fumantes; pessoas que fazem uso de bebida alcoólica por tempo prolongado ou diariamente, ou com exposição excessiva ao sol, devem comparecer à triagem para que possam posteriormente ser avaliados pela equipe especializada do Hospital de Câncer de Cuiabá, que é referência regional no atendimento a pacientes portadores da doença.

 

            O atendimento pela equipe do Hospital de Câncer de Cuiabá ocorrerá dia 13/07 na Policlínica, no Bairro Cidade Alta e as instruções para a consulta já serão dadas na triagem. “Vale esclarecer que o diagnóstico precoce do câncer é importante para o sucesso do tratamento. No entanto, a profissional ressaltou que, para diminuir as chances de desenvolver câncer bucal, é importante a prevenção e seguir alguns conselhos.” Disse a cirurgiã-dentista Magda Pierin.

·         Conscientização quanto aos hábitos nocivos: Não fumar; evitar o consumo em excesso de bebidas de álcool;

·         Realização do auto-exame da boca;

·         Evitar o sol entre as 10 horas e 16 horas, e usar protetor solar;

·         Alimentação saudável;

·         Visita regular ao dentista.

 

 

 

 

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte