Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
MT lidera ranking como principal polo agrícola do País
10:08   20 de Julho, 2016

Renata Menezes | Sedec-MT 

Mato Grosso é destaque na pesquisa realizada pelo ‘Estudo Brasil – Projeções do Agronegócio 2015/2016 a 2025/2026’, divulgado no último dia 15 de julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O estudo foi realizado pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Confirmando a hegemonia no setor agrícola nacional, o estudo aponta que Mato Grosso se manterá na liderança em produção de grãos até 2026, com destaque para a soja e o milho que deverão crescer em torno de 39%, além do açúcar e da carne que também apresentam evolução.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Ricardo Tomczyk, os dados confirmam o resultado do compromisso do Estado no sentido de fortalecer o setor em toda a sua cadeia produtiva. “Nossa missão é fomentar cada vez mais o Estado buscando ações para fortalecer a produção desde a base. Para seguirmos no topo é preciso buscar a excelência que fará de Mato Grosso um polo agrícola cada vez mais eficiente”.

A produção de grãos deverá passar dos atuais 196,5 milhões de toneladas da safra deste ano, para 255,3 milhões de toneladas em 2025/26. Isso indica um acréscimo de 58,8 milhões de toneladas à produção atual do Brasil. Em valores relativos, representa um acréscimo de 30%. A área de grãos deve aumentar 12,7%, passando de 58,2 milhões de hectares atualmente para 65,6 milhões em 2025/26, o que corresponde a um acréscimo anual de 1,3%.

Ainda de acordo com o Estudo, os produtos mais dinâmicos do agronegócio brasileiro deverão ser algodão em pluma, milho, leite, carne suína, carne de frango, soja em grão e açúcar.

Entre os grandes produtores, Mato Grosso deve continuar liderando a expansão da produção de milho e soja no país com aumentos previstos na produção de 41,5% e 37,1%, respectivamente.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte