Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Pronta para atacar
No ar em "A Terra Prometida", Paloma Bernardi busca caminho mais humano para a vilã Samara
16:21   22 de Julho, 2016 - Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

por Geraldo Bessa

TV Press

      Paloma Bernardi é do tipo que veste a camisa da personagem. Mesmo que o papel em questão seja a invejosa e sem escrúpulos Samara, antagonista de "A Terra Prometida", da Record. Na trama assinada por Renato Modesto, a personagem tem como meta principal manter Josué, de Sidney Sampaio, bem longe da mocinha Aruna, de Thaís Melchior. "Samara tem péssimas atitudes, mas nada é gratuito. Ela sempre teve tudo na vida e vê seu mundo desmoronar ao ser rejeitada por seu grande amor. Ela perde a cabeça", explica. Para a atriz, boa parte das maldades da jovem tem origem em sua mãe, a cruel Léia, de Beth Goulart. Como uma grande parceria, mãe e filha tentarão manipular a tudo e todos para não perder o prestígio e importância perante todo o povo hebreu. "Elas erram muito na vida e vão aprender com esses deslizes. É um amadurecimento carregado de humanidade", elogia.

      A versatilidade da nova novela bíblica da Record, inclusive, é motivo de empolgação para Paloma. Mesmo vestida de forma épica e atuando em cenários suntuosos e carregados, a atriz acredita que o texto da trama equilibra e conecta a história ao telespectador. "São emoções muito próximas do cotidiano. Não quis fazer nada exagerado e essa é a grande complexidade do projeto para mim", destaca. Para chegar ao ponto certo de Samara, a atriz contou com os serviços do "coach" Sergio Penna, com quem já trabalhou em personagens anteriores, como a Rosângela, de "Salve Jorge", de 2012. "Imagino e componho minhas personagens de um jeito muito particular. Mas acho importante também ter um outro olhar. O Sergio me ajuda a agregar elementos que deixam tudo mais verdadeiro e bem construído. Isso reflete na forma mais segura como me porto em cena", detalha.

      O trabalho em "A Terra Prometida" marca o retorno de Paloma à Record oito anos após participar da saga mutante de "Caminhos do Coração" – ambas as novelas dirigidas por Alexandre Avancini. Os anos na Globo, onde trabalhou em tramas do horário nobre como "Viver a Vida" e "Insensato Coração", fizeram diferença na hora de ser contratada para um papel de destaque no folhetim bíblico. "Não fiz teste, mas faria se fosse necessário. Avancini me contou que observou meu crescimento na concorrência. Aí foi só ajustar as questões de contrato", garante a atriz de 31 anos, que não teve seu vínculo renovado com a Globo em meados do ano passado.

      Natural de São Paulo, Paloma sempre focou suas energias nas Artes Cênicas. Ciente das dificuldades e poucas oportunidades na tevê, ela investiu em comerciais e no teatro. Após a estreia em "Colégio Brasil", novela exibida pelo SBT em 1996, enfrentou a escassez de personagens para jovens atrizes que sofrem com os efeitos da adolescência. "Usava aparelho e tinha muita acne. Isso acabou me fazendo ter muitos 'nãos' nos testes. Mas me incentivou a estudar", conta. Em 2009, a atriz experimentou o sucesso popular na pele da doce Mia de "Viver a Vida", sua estreia na Globo. "Tenho um carinho enorme por essa personagem. De repente, todo mundo me reconhecia nas ruas. Encarei como uma boa resposta a algo que sempre busquei", ressalta.

  

"A Terra Prometida" – Record – De segunda a sexta, às 20:30 h.

 

Atenta aos detalhes

      A percepção de Paloma Bernardi no estúdio vai além do texto e das emoções de suas personagens. Formada em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo, a atriz acaba utilizando algumas técnicas aprendidas no curso na hora de gravar. "Entro no estúdio já olhando o posicionamento das câmeras e da luz. Isso me dá uma outra noção da cena", acredita. Paloma espera não precisar largar a atuação por falta de novas personagens, mas se sente mais segura por ter uma outra formação em algo próximo de sua paixão. "Fiz a faculdade como 'plano b'. Acho importante ter alguma segurança em outro mercado de trabalho. A gente nunca sabe o dia de amanhã", analisa.

 

Instantâneas

# Após estrear no SBT, Paloma Bernardi demorou cerca de 12 anos para ter uma nova oportunidade em novelas. O retorno foi em "Caminhos do Coração", de 2008.

# Sem projetos na teledramaturgia da Globo ao longo de seu contrato, Paloma acabou participando da edição de 2014 da "Dança dos Famosos", quadro exibido no "Domingão do Faustão".

# Trabalhos curtos em canais pagos têm feito a cabeça da atriz. Ela confessa que adorou trabalhar em projetos como "As Canalhas" e "Lili, A Ex", ambos do GNT.

# O elevado número de cenas de "A Terra Prometida" fez a atriz desistir de seus projetos teatrais em 2016.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte