Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
PERFIL: Espírito de guerra
Sidney Sampaio exibe maturidade na pele de Josué, protagonista de "A Terra Prometida"
09:18   26 de Agosto, 2016

por Geraldo Bessa

TV Press

      Sidney Sampaio é do tipo que enxerga oportunidades em tempos difíceis. Hoje protagonista de "A Terra Prometida", da Record, o ator estava sem grandes perspectivas na carreira em meados de 2014. Escalado apenas para pequenas participações em novelas e sem contrato de prazo longo com a Globo, ele viu no convite da emissora concorrente uma nova chance para sua trajetória. "Meu foco não era ter o papel principal, mas contar histórias em que pudesse mostrar o meu trabalho, ter personagens com conflitos e cenas interessantes", explica. Um pouco antes de viver Josué, irmão de Moisés, em "Os Dez Mandamentos", de 2015,  Sidney soube que a novela seguinte seria a continuação da saga do povo hebreu pelo deserto até a terra prometida. De início, a cúpula da Record o achou muito novo para a empreitada. Mas, por conta de seu bom desempenho e uma ajudinha da equipe de caracterização, o ator acabou ficando com o papel. "Existia uma indefinição e fiquei muito feliz quando fui confirmado para a novela. Acho que pesou o fato de já estar familiarizado com o papel e a equipe", destaca.

      O posto de protagonista  alterou de forma profunda o cotidiano de Sidney. Por alguns meses, o ator se dedicou ao final de "Os Dez Mandamentos – A Continuação" e o início das gravações de "A Terra Prometida". "Era apenas um ensaio do que estava por vir", diverte-se. Por se tratar de uma produção épica, ele já esperava uma jornada intensa de trabalhos, em gravações que passaram por Angola e pelas cidades cenográficas erguidas pela Record e pela produtora Casablanca na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Proporcional ao cansaço de Sidney é sua empolgação com as novas cenas, o que é valorizado também por novas bases contratuais com a emissora. "Sim, estou ganhando mais um pouquinho. Acho que é justo", brinca.

      De olho em um público cada vez mais exigente, Sidney se esforçou para criar diferenças marcantes entre o Josué jovem e velho. Antes sensível e romântico, o personagem se mostra mais forte e guerreiro. Para o ator, o elo entre os dois desempenhos é a fé de Josué, que surge renovada. "Ele amadureceu e ficou mais sisudo a partir das dificuldades. Busquei uma atuação mais voltada para o espírito de luta e liderança que ele adquiriu. Josué está mais fechado, mas a Aruna, aos poucos, vai o fazendo voltar a viver de forma mais alegre", conta, referindo-se à personagem de Thais Melchior. Até o final de "A Terra Prometida", previsto para o ano que vem – mas com chances de a trama ser esticada –, Sidney passará cerca de três anos à disposição de Josué. A preocupação em ficar marcado pelo personagem bíblico não existe, mas o ator exibe sua vontade em experimentar outros tipos de trabalho após o fim da saga. "Meu contrato com a Record vai até 2018. E é claro que espero outras oportunidades dentro da própria emissora, que também tem investido em outros tipos de dramaturgia", avisa.

      Paulista da pequena cidade de Lucélia, Sidney chamou atenção a partir de sua participação na temporada 2001 de "Malhação", onde ficou até 2003. Suas feições delicadas e cara de bom moço acabaram por limitá-lo aos tipos mais românticos, como os que viveu em trabalhos como "Canavial de Paixões", exibida em 2004 pelo SBT, e "Alma Gêmea", sucesso da Globo de 2005. A partir daí, o ator seguiu por papéis em tramas como "Páginas da Vida", "Sete Pecados" e "Caras & Bocas". "Fiz coisas ótimas na Globo e aprendi muito. Mas chegou uma hora em que eu queria mudar um pouco, fazer algo diferente. Consegui isso com a oportunidade que estou tendo na Record", valoriza.

 

Visual rústico

      A vasta barba e os cabelos longos que Sidney Sampaio ostenta nas cenas de "A Terra Prometida" são resultado de um processo quase natural. Sabendo que protagonizaria a novela e que Josué deveria aparentar uma imagem mais envelhecida, o ator começou a cultivar os fios desde as gravações de "Os Dez Mandamentos". Ainda assim, ele precisa passar por um intenso processo de caracterização para as sequências da produção e, todos os dias, leva em torno de uma hora para chegar à rusticidade exata para o papel. "Me acostumei com a barba. Não foi fácil, mas agora estou até gostando. O que me incomoda mais é a parte que não é minha. Porém, ter mais cabelo e barba diminuiu o tempo que passava na maquiagem e me fez ficar mais próximo do Josué", garante.

 

Instantâneas

# Antes de um papel fixo em "Malhação", Sidney Sampaio apareceu brevemente durante o episódio piloto do seriado "Sandy & Junior".

# Sidney também fez teste para viver Moisés em "Os Dez Mandamentos", mas o papel acabou ficando com Guilherme Winter.

# Em 2005, por conta do sucesso de "Alma Gêmea", onde viveu o romântico Felipe, o ator foi recordista de cartas da Globo. "Foi o trabalho onde pude ver o alcance da televisão e o carinho da audiência", conta.

# Sidney teve de recusar convites para o teatro por conta de "A Terra Prometida", mas planeja voltar aos palcos assim que a novela chegar ao fim.

 

"A Terra Prometida"  – Record – De segunda a sexta, às 20:30 h.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte