Publicidade
         
      
         
Para o alto e avante
Em "A Lei do Amor", Grazi Massafera experimenta humor e celebra reconhecimento internacional por "Verdades Secretas"
09:02   24 de Outubro, 2016 - Fonte: Jornal Mato Grosso do Norte

por Luana Borges

TV Press

      A beleza de Grazi Massafera é unanimidade. Mas, aos poucos, a atriz conseguiu subverter o estigma de ser "mais um rostinho bonito" na tevê através de seu trabalho. Sem medo de "dar a cara a tapa", estreou nas novelas em "Páginas da Vida", de 2006, sob olhares contrariados de intérpretes veteranos, que não entendiam o que uma ex-"BBB" fazia ali. Em seguida, engatou personagens de destaque e protagonistas em tramas como "Desejo Proibido", "Negócio da China" e "Flor do Caribe", entre outras. Até que foi indicada ao Emmy Internacional, na categoria Melhor Atriz, pela Larissa de "Verdades Secretas". Agora no ar em "A Lei do Amor", enxerga na exuberante Luciane a oportunidade de viver um papel diferente do que fez até o momento. E, é claro, se divertir. "A Luciane é o oposto da minha última personagem, então dá para explorar outras coisas completamente diferentes. Ela tem humor, é apimentada e divertida. Pelo menos, estou sentindo isso na hora de gravar", conta, com um largo sorriso no rosto.

      Na história de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, a personagem de Grazi é uma ex-garota de programa que esconde um passado sofrido. Mas, mesmo assim, tem uma personalidade divertida e extravagante. E, apesar de ser casada com Hércules, de Danilo Granghéia, mantém um relacionamento amoroso com Venturini, papel de Otávio Augusto. "Luciane não tem regra no amor, tem a própria ética de vida. Seu caráter é um pouco duvidoso para alguns, mas, para ela, é supernatural ser assim", explica.

      Acostumada a amenizar o sotaque de Jacarezinho, cidade do Paraná onde nasceu, Grazi pode agora aproveitar a sua forma de falar para Luciane. Afinal, a história se passa na fictícia São Dimas, uma cidade também interiorana. "De início, foi até complicado porque eu achava que meu próprio sotaque soava estranho na hora de atuar. Agora, já me acostumei, mas isso foi curioso para mim", confessa.

      Para incorporar melhor a personalidade extravagante da personagem, Grazi buscou muitas referências na internet. Foi atrás de perfis no Instagram em que pudesse encontrar pessoas com o gosto de se vestir semelhante ao de Luciane. Além disso, a distância física e psicológica do atual papel em relação à Larissa, de "Verdades Secretas", a ajudou a entender o tom que precisava adotar em cena. "É uma personagem totalmente diurna, com suas peculiaridades noturnas, porque gosta de festa, gosta de foto. Ela ama se mostrar", diverte-se.

      Com 10 anos de carreira na teledramaturgia, Grazi tem consciência de que um longo caminho de trabalho e aprendizado ainda a aguarda. E acredita que foi justamente essa postura que fez com que conquistasse, pouco a pouco, o respeito dos colegas de profissão. "Sempre tive respeito por essas pessoas porque são atores que eu admiro. A minha formação é com eles e sempre será. E hoje acho que ganhei carinho e respeito deles pela maneira com que trato a profissão. É difícil quem convive comigo não enxergar que isso é real e sincero e que estou aberta sempre a aprender", ressalta.

 

"A Lei do Amor" – Globo – De segunda a sábado, às 21:15 h.

 

Reconhecimento internacional

      Nem em seus melhores sonhos, Grazi Massafera poderia imaginar que um dia seria indicada ao Emmy Internacional. Por isso, quando soube que havia sido uma das selecionadas para concorrer na categoria Melhor Atriz, por sua atuação em "Verdades Secretas", levou um certo tempo até se dar conta da dimensão do fato.  "A ficha ainda está caindo. Considero que ganhei só pela indicação. Isso, para mim, é uma honra imensa", empolga-se. Apesar do grande feito, Grazi não se deixa deslumbrar e mantém os pés fincados no chão. "Não acho que seja a consagração da minha carreira. É uma etapa muito feliz da minha vida e um momento único. Mas tenho muito chão e pouco tempo de trajetória", pondera.

     Instantâneas

# Grazi Massafera ficou conhecida do grande público ao participar da quinta edição do "Big Brother Brasil".

# Ao longo de sua carreira como atriz, Grazi acumula duas protagonistas no currículo: em "Negócio da China", de 2008, e em "Flor do Caribe", de 2013.

# Ela só foi escalada para "Negócio da China" depois que a apresentadora Angélica e as atrizes Flávia Alessandra e Alinne Moraes recusaram o convite para protagonizar a novela de Miguel Falabella.

# Antes da estreia em novelas, em "Páginas da Vida", fez participações no "Zorra Total" e em "A Turma do Didi".

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte