Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Brasil receberá certificação de livre da aftosa em 2018
País tem 77% do seu território reconhecido como zona livre da aftosa
09:31   25 de Novembro, 2016

O Brasil, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, receberá em maio de 2018 a certificação de livre da febre aftosa com vacinação. Hoje, o país tem 77% do seu território reconhecido como zona livre da aftosa com vacinação.
Apenas o Amazonas, o Amapá e Roraima não possuem tal status.
O recebimento da certificação de país considerado 100% livre de aftosa com vacinação em 2018 foi anunciada pelo Governo Federal durante encontro entre o presidente Michel Temer, o ministro Blairo Maggi e a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), Monique Eloit, nesta semana.

Santa Catarina é hoje o único Estado a possuir o status fitossanitários sem vacinação. Mato Grosso em 2016 completa 20 anos livre da aftosa com vacinação e pleiteia para 2018 o status de livre da doença sem vacinação.
O Brasil busca há 50 anos conquistar a certificação com vacinação e de acordo com o ministro Blairo Maggi. “O País precisa começar a entender isso, a importância desse certificado”.
O encontro de Maggi e da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) com Temer teve como intuito convidar o presidente para receber no próximo ano o certificado pessoalmente.
Conforme o Governo Federal, a diretora-geral da OIE dividiu com o presidente a sua “admiração pelo trabalho feito pelo serviço veterinário brasileiro e também pelo ministro da Agricultura. O trabalho é muito bem feito”.

 

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte