Publicidade
         
      
         
Sem cansar
Felipe Roque lembra intensa bateria de testes para viver protagonista de "Malhação"
11:33   13 de Janeiro, 2017

TV Press

      Logo de cara, Felipe Roque deixa transparecer seu "jeitão" simpático e tranquilo de levar a vida. Característica que, provavelmente, o ajudou a passar pelo longo processo de seleção de elenco para a atual temporada de "Malhação". Só para poder participar do "workshop" com cerca de 40 aspirantes a personagens na novela, o ator passou por três testes. Depois, ainda foi avaliado outras 16 vezes, até ser escolhido para viver o protagonista Gabriel. Apesar de intenso, o percurso até receber a notícia de que o papel seria seu foi empolgante para Felipe. "Foi muito bom. Eu gosto muito desses processos porque a gente já vai entendendo do que o personagem é feito. É uma delícia", assegura.

      Na história, Gabriel é um jogador de vôlei de praia que se encontra dividido entre o que sente por duas garotas: a mocinha Joana e a vilã Bárbara, interpretadas, respectivamente, por Aline Dias e Barbara França. Mas, por enquanto, namora a última. Além disso, passa por um momento delicado com o irmão, Giovane, de Ricardo Vianna, com quem faz dupla no vôlei. "Apesar de ser completamente apaixonado pelo irmão, eles agora estão em uma disputa louca, discutem e quase brigam várias vezes. Mas acho muito legal esse mistério todo que envolve o que realmente o meu personagem quer", ressalta.

      Antes de começar as gravações de "Malhação", Felipe passou a treinar vôlei de praia por conta do personagem. E os treinos continuaram até pouco tempo atrás, também com outros atores do elenco cujos personagens estão envolvidos com o esporte. "A gente estava treinando vôlei direto com o Julinho, que trabalhou nas divisões de base da seleção brasileira", conta ele, que sempre "tirou de letra" os treinos. Isso porque praticar esportes, como jiu-jitsu, taekwondo, escalada e surfe, é um hábito que faz parte de sua vida.

      Para construir a parte psicológica do personagem, Felipe contou com uma equipe de preparadores oferecida pela Globo. Além de trabalhar as características do jogador de vôlei e como utilizar a voz em cena, o ator fez uma preparação corporal. E ainda aproveitou para buscar referências que pudessem ajudá-lo a dar vida a um jovem atlético e que chama atenção das meninas na novela "teen". "Uma das principais referências foi o James Dean, que era o galã revoltado, o galã rebelde. A gente parou para estudar e analisar como ele lidava com as questões de seu personagem", conta.

      Nas ruas e nas redes sociais, Felipe percebe, no contato com o público, o resultado de todo o seu trabalho. Abordagens carinhosas são frequentes no dia a dia do ator, que, volta e meia, escuta opiniões sobre que rumos seu personagem deveria seguir no folhetim. "O que mais me pedem é para o meu personagem ficar com a Joana e largar a Bárbara porque ela é muito má. Acho que essa 'Malhação' caiu no gosto do povo, está todo mundo assistindo e comentando", anima-se ele, que considera importante saber o que as pessoas que assistem à novela acham sobre seu trabalho. "É muito bom ter acesso ao que comentam pela internet e então fazer uma seleção, ver o que realmente vale a pena trabalhar e o que é legal trazer para dentro do personagem", destaca.

 

"Malhação" – Globo – De segunda a sexta, às 17h45.

 

Sem passar despercebido

      "Malhação" marca a estreia de Felipe Roque como protagonista na teledramaturgia. Mas este não é seu primeiro trabalho na tevê. Antes da novela infantojuvenil, o ator interpretou o Kim de "A Regra do Jogo". Apesar de o personagem anterior ter sido dentro de uma trama das 21 horas, desta vez ele percebe que ganhou uma exposição muito maior. "Muito mais pessoas me reconhecem nas ruas e são muito carinhosas comigo", diz.

      O contato com a fama, aliás, não o assusta. Pelo contrário. Felipe gosta de conversar com quem o aborda. "Comecei minha carreira mais no teatro e depois fiz cinema, antes de fazer televisão. E agora vejo que é um reconhecimento que vem crescendo", conclui.

 

Instantâneas

# Felipe Roque, de 29 anos, começou a estudar teatro aos 13.

# Ele também é modelo e já trabalhou para marcas como Dolce & Gabbana e Roberto Cavalli.

# Felipe chegou a morar em Milão, na Itália, por causa da carreira de modelo.

# O ator participou do filme "S.O.S. Mulheres ao Mar 2", de Cris D'Amato.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte