Jornal MT Norte
Publicidade
Centro de pesquisa promove conhecimento na Faculdade de Direito de Alta Floresta
15:41   06 de Agosto, 2014
71d15a2bb34aaa0a2babb2fddcc5b112.jpg

O Centro de Pesquisa de Filosofia do Direito da Faculdade de Direito de Alta Floresta, conforme o professor Dr. José Antônio Tobias, é o único centro de pesquisa de curso de Direito em Mato Grosso.

O objetivo do Centro é estudar a Filosofia do Direito. As reuniões acontecem uma vez por mês, e seus 22 membros, que são doutores em histórias e mestres em Filosofias, estudam as Filosofias do Direito no Brasil, os pensadores e as três Filosofias de Direito que dominaram o Brasil: Filosofia Positivista, Filosofia de Comte, Filosofia Perene de Aristóteles e do Bom Senso.

“Estamos agora estudando as Filosofias de Direito do Brasil, com ênfase para os principais filósofos Raimundo de Farias Brito, considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil, em que identificou os planos do conhecimento e do ser, voltando dogmaticamente à metafísica tradicional, de caráter espiritualista, e Miguel Reale”, explica Tobias.      

O Centro tem o orgulho de ter como membro, um professor que leciona no curso de Direito usando seu próprio Livro, que o mestre José Antonio Tobias, autor de 24 livros, entre os quais a obra Filosofia do Direito, adotadas por cursos de Direito em várias faculdades brasileiras, e Iniciação à Filosofia, livro que é uma referência no mundo didático e que está na 11ª edição.

“O Centro é muito importante porque promove o conhecimento na região e em Mato Grosso e proporciona uma importante contribuição ao curso de Direito da Faculdade de Alta Floresta. Temos antigos alunos participando, alunos atuais e professores do curso de Direito e de outras áreas. É um debate importante para aprimorar o conhecimento”, relata José Antônio Tobias.

Perfil - José Antônio Tobias é natural de Morro Agudo (SP). Nasceu em 19 de julho de 1926. É casado com a professora Rosmar Tobias.

Formação - Formado em Filosofia pela Faculdade Santo Tomás de Aquino em Uberaba (MG), e Doutorado pela PUC do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira acadêmica em 1950 e há 64 anos é professor de Filosofia. Lecionou nas mais importantes universidades do país, como a PUC de São Paulo e a UNESP de Marília. Aos 88 anos, continua na ativa como diretor e professor da Faculdade de Direito de Alta Floresta.

Mora em Alta Floresta desde 1990. É fundador da Uniflor (hoje Faculdade de Alta Floresta e Faculdade de Direito de Alta Floresta), maior e mais importante faculdade do interior de Mato Grosso.

É autor de 24 livros, alguns de grande sucesso, principalmente no meio acadêmico, como Iniciação a Filosofia que está na 11ª Edição e Filosofia do Direito. No próximo mês fará o lançamento do livro Faculdades na Amazônia. História das Faculdades de Alta Floresta e guarantã do Norte.

 


 

Compartilhe nas redes sociais

COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte