Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Menos da metade dos brasileiros praticam exercícios
15:55   06 de Agosto, 2014

O número de praticantes de uma atividade física tem crescido a cada ano, mas ainda está muito abaixo do desejado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 45% da população com mais de 12 anos de estudo pratica algum tipo de atividade física no horário livre. Entre as pessoas que possuem até oito anos de estudo, o percentual diminui para 21%.

"Embora não haja restrições para a prática de atividade, é preciso consultar um médico para que o exercício e o tempo de execução sejam adapt ados às condições de cada paciente. Desta forma, é possível obter os benefícios, sem colocar em risco a saúde", ressalta o ortopedista especializado em Traumatologia Esportiva da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Marco Aurélio Neves.

Abaixo, o especialista lista seis benefícios que a prática de exercícios físicos pode promover:

1. Controle do peso - O exercício pode ajudar a prevenir o ganho excessivo de peso ou ainda ajudar a manter o peso ideal. "Quando você realiza uma atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima. Você não precisa dedicar longos períodos do seu tempo ao exercício para colher benefícios da perda de peso. Se você não puder realizar um treino real, você pode aumentar o nível de atividade durante todo o dia de forma simples, adotando hábitos como o de utilizar escadas em vez de elevador", indica.

2. Combate fatores de risco e doenças- Deixar a vida sedentária aumenta os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), o "bom" colesterol, e diminui os triglicérides indesejados. Esta dupla ação mantém o sangue fluindo sem problemas, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. "Na verdade, a atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas e preocupações com a saúde, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, depressão, certos tipos de câncer, artrite e quedas", revela.

3. Melhora o humor- Um treino na academia ou uma caminhada rápida de 30 minutos pode ajudar a melhorar o humor. "Isso acontece porque a atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem deixar você se sentindo mais feliz e mais relaxado. Você também pode se sentir melhor em relação à sua aparência e sobre si mesmo, quando você se exercita regularmente, o que pode aumentar a sua confiança e melhorar sua autoestima", explica.

4. Aumenta a energia- Atividade física regular pode melhorar a força muscular e aumentar a resistência. "Exercício e atividade física fornecem oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajudam o sistema cardiovascular a trabalhar de forma mais eficiente. Quando o coração e pulmões trabalham desta forma, você tem mais energia para as tarefas diárias", esclarece.

5. Promove um sono melhor-A atividade física frequente pode ajudar a adormecer mais rápido e a promover um sono mais profundo e, portanto, de mais, qualidade. "Deve-se apenas evitar atividades intensas muito perto da hora de dormir, pois você pode ficar muito energizado para adormecer", alerta.

6. Promove diversão e integração social-O exercício dá a oportunidade de relaxar, desfrutar do ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que fazem você feliz. A atividade física também pode ajudar você a se conectar com a família ou amigos em um ambiente social divertido. Então, encontre uma atividade física que você goste e a pratique", sugere o especialista, Marco Aurélio Neves.

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte