Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Torneio de Bets é realizado em AF
Bets é considerando como jogo antigo, mas que está bastante popular entre as crianças contemporâneas.
09:03   13 de Março, 2017

CÁTIA BRITO

Mato Grosso do Norte
    
Foi realizado na manhã de sábado, 11, no campo de futebol do Jardim das Flores o primeiro Torneio de Bets do bairro. Ao todo, 32 crianças de diversos bairros da região, participaram do evento que foi realizado pelo servidor público, Josimar Rodrigues com o apoio do secretário de esporte e empresários do município.
Bets é considerando como jogo antigo, mas que está bastante popular entre as crianças contemporâneas. É formado por duas duplas O seu objetivo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, bola esta que tenta derrubar a “casinha” no lado do seu time. Enquanto que o adversário corre atrás da bola rebatida, a dupla que rebateu deve cruzar os bets (tacos), no centro do campo, indo em direção ao campo adversário e voltando ao seu. 
Quando isso ocorre, cada vez que cruzam os tacos, são marcados  pontos, se o time que lançou a bola, conseguir derrubar  a lata do time adversário, há uma troca de funções e quem estava lançando passa a rebater para poder marcar pontos.
No município não é raro se deparar com crianças e adolescentes jogando nas ruas este jogo que pode envolver toda a família.
O torneio foi dividido em duas categorias: Mirim com participação de crianças entre 5 e 10 anos e contou com 12 duplas inscritas e Infantil com crianças entre 11 e 14 anos com 4 duplas inscritas.   
As duplas classificadas até a 4ª colocação ganharam medalhas e os primeiros lugares de cada categoria ganharam Kits de Bets com dois tacos, uma bolinha e duas casinhas. No fim do torneio foi realizada uma dinâmica de perguntas e resposta com o objetivo de presentear alguns participantes com tacos e bolinhas do jogo.
Luis Gustavo da Silva Costa e Vitor Gabriel Alves, 10 e 8 anos, respectivamente, estavam muito empolgados por terem ganhado o primeiro lugar da categoria mirim. 
“Foi muito divertido, estou muito feliz, vou correndo falar para minha mãe”, disse Luis super empolgado.
Josimar Rodrigues explicou que resolveu fazer o torneio porque as próprias crianças do bairro solicitaram a ele. “Algumas crianças que me procuraram e pediram para realizar o torneio já que sempre me envolvi com esportes, principalmente aqui no bairro. A intenção era realizar o torneio na rua mesmo, mas como há riscos devido ao movimento de veículos optei em realizar no campo”, disse Josimar.

Josimar também ressaltou que é importante recuperar as brincadeiras antigas. “É legal ver a participação das crianças, levei a ideia as secretárias de cultura e esporte e há a possibilidade de se fazer o torneio envolvendo todos os bairros do município”, finaliza Josimar.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte