Publicidade
         
      
         
Falta de creche causa transtornos aos moradores do Jardim Panorama
Moradores cobram asfalto nas ruas do bairro e rede de águas pluviais
11:11   10 de Abril, 2017


REPORTAGEM
MATO GROSSO DO NORTE

Mato Grosso do Norte visitou o bairro Jardim Panorama, localizado a margem direita da MT 208 e é um dos mais afastado do centro da cidade.
Edno de Oliveira Silvino, presidente da associação dos moradores, conta que reside no bairro há 12 anos e desde que chegou ao Panorama sempre esteve envolvido com a comunidade. “Desde que eu morava no sítio sempre fui envolvido com a comunidade e depois de 2 anos que estava morando no bairro já estava participando ativamente nos eventos do Jardim Panorama. Através deste envolvimento e também de pessoas da comunidade, conseguimos diversos benefícios para a associação”, disse Edno.

O presidente conta que quando chegou no Jardim Panorama a maioria dos terrenos eram vazios. “Para se ter uma ideia, as duas avenidas principais não eram asfaltadaa. Os moradores sofriam muito com a poeira e a lama. Hoje mudou, quase todos os terrenos tem casas, as avenidas receberam asfalto, mas ainda faltam muitas coisas”, observa.
Edno explica que para manter e fazer benfeitorias na sede de uma associação, precisa-se de recursos. “Nossa fonte de renda é o aluguel da quadra de esportes. O dinheiro arrecadado está sendo totalmente aplicado para melhorar a sede da associação. Estamos fazendo a reforma da cozinha, uma sala que servirá para reuniões e a reforma da quadra de esporte”, disse o presidente
“A sede da associação é para a comunidade e neste sentido que estamos investindo, para que todos que venham visitar a associação gostem do espaço. Apesar de não ter muitas coisas é um espaço grande e bonito. Nós da associação estamos mantendo e tentando melhorar cada dia mais”, complementa.
Edno conta que acontecem diversas atividades na sede. A escola Geni Silvério utiliza a quadra de esportes para as aulas de educação física e também para o projeto Mais Educação. Outra atividade que acontece no local é o Projeto Futuro, que é a escolinha de futebol, que atende mais de 40 crianças. 
“Foi através desse projeto que conseguimos patrocinadores para reformar o piso da quadra, que desde que foi construída há 9 anos, nunca tinha sido feita uma reforma. Também aumentamos a quadra e hoje ela tem quase as dimensões de uma quadra oficial”, disse.
Edno explica que na atualidade falta muito em infraestrutura no Jardim Panorama. Apenas as duas avenidas tem asfalto. As outras ruas ainda são de terra, e causam transtornos devido ao barro na época da chuva e a poeira na seca. Precisamos que sejam pavimentada as ruas. Outra questão seria as galerias para escoamento da água da chuva. Tem ruas que ficam intransitáveis quando chove”, cobra o presidente.
Outra reivindicação do presidente seria um espaço destinado para o lazer da comunidade. O bairro não conta com um espaço apropriado para o lazer, onde as famílias possam levar os filhos e também, se encontrarem. “Como presidente da associação, a comunidade sempre cobra que seja feito alguma coisa neste sentido”, enfatiza.
CRECHE – Edno conta que as crianças do bairro são atendidas em uma casa alugada pela prefeitura no bairro Setor Araras. “A administração tinha um prédio alugado onde funcionava a creche aqui no bairro. Com o tempo esse imóvel foi se deteriorando e o proprietário não quis fazer a reforma. Para resolver esta situação, a prefeitura alugou uma casa no bairro Jardim Araras para funcionar a creche. As crianças do Panorama estão sendo atendidas no Araras”, disse o presidente.
Segundo ele, a creche fora do bairro se transformou em um transtorno para a população. Os pais tem que levar os filhos até o setor Araras, necessariamente pela MT 208 e não fica perto, além do perigo de andar com as crianças pela rodovia.
A prefeitura iniciou a construção da creche há vários anos. E há pelos menos quatro anos, a obra deveria já estar concluída. Hoje, faltar muito pouco para ser terminada. Quando estiver pronta irá atender até 140 crianças, que serão dos bairros Panorama, Primavera, Renascer e também do Buritis. Por isso, o presidente cobra que o mais rápido possível, a prefeitura municipal conclua a obra e a disponibilize para as crianças do bairro.
INTERLIGAR – Uma das reivindicações dos bairros localizado a margem da MT 208 é que sejam interligados sem a necessidade de terem que usar a rodovia. “Uma criança que mora no renascer e precisa ir para escola tem que vir através da MT 208. É o mesmo caso de quem precisa vir no posto de saúde. Já foi feito uma reunião no passado cobrando da administração uma rua interligando esses bairros”, cobra o presidente.

CLODOALDO CALDART

O morador do bairro, Clodoaldo Caldart, conta que mora no Jardim Panorama há 26 anos e que quando chegou tinha poucas residências. “Sou da época que o bairro era chamado de fundo do carreteiro. Eu gosto do Panorama. É calmo, tranquilo é muito bom de viver aqui!”, disse o morador.
Segundo o morador, o que deixa a desejar é a questão de infraestrutura. “Nosso bairro precisa que as ruas sejam asfaltadas e feita as galerias para escoamento da água da chuva”, cobra o morador.
Para Clodoaldo, está faltando planejamento por parte da prefeitura na hora de fazer o asfalto. “Primeiro tem que fazer as galerias para escoamento de água. Não adianta ter asfalto se não fazer as galerias. Na entrada do bairro, nas avenidas com o asfalto, existem enormes poças d’água que se formam. Neste local o asfalto praticamente já não existe”, finaliza o morador.

 

 

 

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte