Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
De degrau em degrau
Juliana Paiva se anima com indicação de Lilia Cabral para entrar em "A Força do Querer
09:00   18 de Abril, 2017

por Luana Borges

TV Press

      Desde que estreou na televisão, Juliana Paiva se acostumou a viver uma rotina de testes para conseguir suas personagens. Foi assim com sua primeira aparição no veículo, em uma participação em "Viver A Vida", com a Val de "Ti-Ti-Ti" e com a Fatinha de "Malhação", entre outras. Essa lógica só foi "quebrada" a partir de "Totalmente Demais", quando foi convidada para interpretar a divertida Cassandra, em 2016. O feito se repetiu com o trabalho atual, "A Força do Querer". A diferença é que o convite do diretor Rogério Gomes para a atriz integrar a novela de Gloria Perez partiu por conta de uma indicação de alguém de dentro do elenco. Ainda não estava definido quem faria Simone, a filha de Silvana, papel de Lília Cabral, na história. Foi quando a própria Lília sugeriu o nome de Juliana. "Quando o Papinha (diretor) me fez o convite e me contou que a Lília havia me indicado, fiquei surpresa. Pensei: 'ela sabe meu nome?'", confessa, aos risos.

      Na trama, Simone é filha única de Silvana e Eurico, vivido por Humberto Martins. Em muitas situações, se mostra mais madura que a mãe, que é viciada em jogo e faz de tudo para esconder isso da família. "Em determinado momento, Silvana acusa a filha de ser a viciada em jogo, Simone descobre a mentira da mãe e estoura a 'bomba' em casa", adianta Juliana. Além disso, a personagem está inserida na trama da transexualidade, um dos principais assuntos do folhetim. Simone é prima de Ivana, vivida por Carol Duarte, que começa a não se identificar com seu próprio corpo. "Minha personagem é muito verdadeira e vai ajudar a prima a se descobrir", conta.

      Como parte de sua preparação para "A Força do Querer", Juliana pesquisou bastante sobre o universo trans. Buscou informações na internet e assistiu aos filmes "Meninos Não Choram" e "A Garota Dinamarquesa" e à série "Liberdade de Gênero", do GNT. "Tenho de estar bem inserida no assunto porque é uma responsabilidade muito grande, acho que esse tema nunca foi abordado em uma novela antes", pondera. Como, na trama, a relação de Simone e Ivana é de cumplicidade e parceria, a atriz também buscou uma aproximação maior com Carol para achar o tom em cena para as duas primas. "Foi um encontro, de cara, muito bom, desde as preparações com o Eduardo Milewicz. Desde a primeira cena, rolou uma intimidade que a gente vai usar na novela", explica ela, que aproveita para se lembrar da proximidade que tem com uma prima durante as gravações de sua personagem.

      Aos 23 anos, Juliana viu sua trajetória como atriz crescer a cada trabalho. Depois de algumas participações e pequenas personagens em tramas como "Viver a Vida", "Cama de Gato" e "Ti-Ti-Ti", ela fez bastante sucesso ao viver a espevitada Fatinha, na temporada de 2012 de "Malhação". De lá para cá, protagonizou "Além do Horizonte" e interpretou um papel de destaque em "Totalmente Demais". "Óbvio que a gente não sabe exatamente o que vai acontecer, mas a gente sonha. E quando vem a oportunidade, agarra para que ela aconteça da melhor maneira", filosofa.

 

"A Força do Querer"  – Globo – De segunda a sábado, às 21h20.

 

Bem de perto

      Desde que viveu a Fatinha de "Malhação", Juliana Paiva percebeu a proximidade com o público jovem aumentar. E desde então, é quase impossível passar despercebida nos lugares que frequenta. Mesmo assim, a atriz garante que não se priva de fazer nada por causa da fama. "Minha relação com os fãs é muito saudável. Entendo que eles têm aquela oportunidade para tirar uma foto comigo. Eu já estive do outro lado também. Por exemplo, eu era fã da Sandy", recorda.

      Além de fazer questão de posar para fotos com quem a aborda, Juliana também aproveita as redes sociais para manter contato com as pessoas que acompanham seu trabalho. Não só pela manutenção da relação entre fã e ídolo, mas para saber como o público reage ao seu desempenho em cena e melhorar. "Às vezes, vejo um comentário e percebo que nunca havia pensado daquele jeito e resolvo trabalhar mais em determinado caminho", diz.

 

Instantâneas

# Em 2014, Juliana Paiva integrou o elenco do "Dança dos Famosos", quadro do "Domingão do Faustão".

# Dois anos depois de viver a Fatinha na temporada de 2012 de "Malhação", a atriz voltou a interpretar a personagem em uma participação na novela "teen".

# Em "Viver A Vida", Juliana, com 14 anos na época, fez uma participação como uma modelo de 20.

# A estreia no cinema aconteceu com o filme "Desenrola", de Rosane Svartman, em 2010.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte