Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Carlinda realiza grande festa para celebrar Dia do Agricultor
Município recebe duas patrulhas mecanizadas para agricultura Familiar
12:08   01 de Agosto, 2017

José Vieira do Nascimento

Editor de Mato Grosso do Norte

 

O município de Carlinda prestou uma grande homenagem ao Agricultor Familiar, na sexta-feira, 28, data em que se comemora no país, o Dia do Agricultor. O evento, organizado pela prefeitura municipal em parceria com a comunidade, contou com a presença de um grande número de pessoas, em uma memorável confraternização. 

O secretário estadual de Agricultura, Suelme Fernandes, que esteve presente na Festa do Agricultor, entregou para o município duas patrulhas mecanizadas com implementos, para serem usadas pelos pequenos agricultores do município.

“Gostaria de pedir que não fosse desviado a finalidade destas patrulhas. Elas devem ir para as pequenas propriedades, ajudar o agricultor familiar, que precisa de apoio para produzir”, pediu o secretário.

Suelme afirmou que o momento é para os agricultores acreditarem e permanecerem em suas propriedades, porque o governo atual tem compromisso e vai ajudar e valorizar a categoria. “A Agricultura Familiar esteve esquecida durante décadas em Mato Grosso. Mas este governo está mudando esta realidade. Os grandes já tiveram sua vez com um governador que era o rei da produção. Agora é a vez do pequeno, de fazermos a justiça social. O pequeno agricultor precisa do governo e nós vamos apoiar. Por isso, peço aos agricultores de Carlinda, que acreditam, que permaneçam na terra”, assegurou.

O secretário anunciou que o governo estadual vai fazer regularização fundiária em Carlinda, para que os agricultores recebam a documentação de suas propriedades e passem a ter seus direitos assegurados e acesso às linhas de créditos agrícolas.

Ele também assumiu o compromisso de doar um caminhão baú para a Cooperativa Cooperlinda.

A prefeita Carmen Martines (DEM) anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos moradores e recepcionou visitantes e as autoridade. “Estou muito emocionada com esta grande festa e quero agradecer a todos os agricultores que estão presentes aqui hoje nesta grande confraternização”, disse.

A prefeita agradeceu ao secretário estadual de Agricultura pelas patrulhas mecanizadas que o município recebeu. “Leve nosso abraço e nossos agradecimentos ao governador Pedro Taques pela atenção que tem dado ao povo de Carlinda”, disse se dirigindo ao secretário Suelme.

O presidente da cooperativa Compasc, Francisco Severino de Oliveira, o Chiquinho, destacou a importância da festa para a Agricultura Familiar do Município. “É uma festa bonita, que reúne a população e valoriza o agricultor familiar”, disse.

Conforme ele, a Compasc participou do café da manhã da Festa do Agricultor com a doação do suco de maracujá, produção da terra e que representa os produtores de maracujá do município.

Ele destacou também a importância da presença do poder público no dia a dia do pequeno agricultor. “O Agricultor Familiar precisa de apoio para produzir e ter renda. E aqui em Carlinda estamos sentindo a presença do poder público”, observou.

Já o presidente da Cooperlinda, Benedito Costa Araújo, destacou a importância da Agricultura Familiar para a economia de Carlinda. Segundo ele, a festa é importante e representa o resgate da Agricultura Familiar, principalmente porque o município é agrícola.

Segundo ele, a produção de banana, melancia, maracujá e tomate vem crescendo e gerando renda para as famílias que vivem na zona rural em Carlinda

“Produzimos 10 toneladas de banana por semana e 5 de maracujá, produtos que são vendidos no mercado local e regional e se transformam em alternativa de renda para os agricultores”, observa.

Benedito disse que o caminhão baú que a Cooperativa irá receber da secretaria estadual de Agricultura será usado para escoar a produção dos 61 produtores associados à Cooperlinda.

Conforme ele, o secretário orientou a prefeita a fazer um oficio para a secretaria de Agricultura do Estado, para formalizar a doação do veículo. “É um caminhão seminovo, ano 2007, mas está revisado e vai ter uma grande serventia aqui em Carlinda”, observou Benedito.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte