Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Jogos Escolares da Juventude serão abertos nesta segunda-feira em AF
14:25   25 de Agosto, 2017 - Fonte: Jornal Mato Grosso do norte

Reportagem
Mato Grosso do Norte

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso terão a 13ª e última etapa realizada, de 28 de agosto a 03 de setembro, na categoria A, para estudantes de 15 a 17 anos, na cidade de Alta Flores. O município, segundo o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zamir  Mendes,  vem  preparando a documentação a cerca de 90 dias e está com grandes expectativas quanto a realização do  evento.  Serão aproximadamente 1200 atletas de diferentes cidades do estado que irão deixar na cidade um giro econômico de aproximadamente, R$ 400 a 500 mil. 
Na abertura dos jogos, que acontece às 19 horas de segunda-feira, 28, no complexo esportivo, Geraldo Ramos, estarão presentes autoridades como o Secretário de Estado de Educação, Esporte, Cultura e Juventude, Marco Marrafon, prefeitos, vereadores e secretários municipais. 

Os campeões representarão MT na fase nacional dos Jogos Escolares

Ao todo, serão sete escolas estaduais e municipais que irão abrigar os atletas durante a realização dos jogos. As modalidades esportivas serão disputadas em quatro localidades diferentes, sendo o Ginásio Geraldo Ramos “Pezão” e os colégios Jayme Verissimo de Campos Junior (JVC), Casa Pinardi e na escola Cecilia Meireles.
A última vez que o município recebeu um evento dessa proporção na área esportiva, foi no ano de 2013.  “Nós fizemos uma etapa regional estadual em 2013, quando recebemos 1.590 atletas”, esclarece o secretário Zamir Mesdes. 
Equipes de Alta Floresta que disputarão os Jogos Escolares são: Escola estadual Jayme Verissimo de Campos, com o Futsal Masculino, Escola Estadual Vitória Furlani da Riva, Com o Futsal Feminino, que se classificou na fase de Colíder, e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com três equipes Voleibol Feminino, Voleibol Masculino e Basquetebol Masculino.
A competição, que é organizada pela Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), já mobilizou cerca de 10 mil estudantes neste ano de 2017. 
De acordo com o titular da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT), Leonardo de Oliveira, o evento teve ao todo dez fases regionais e três estaduais. E, segundo ele, a última fase será uma estadual com a participação de atletas de 17 municípios em disputas por quatro modalidades esportivas: Basquetebol, voleibol, handebol e futebol de salão (nos naipes masculino e no feminino). E os campeões avançam para a etapa nacional dos Jogos Escolares.
“É incalculável a quantidade de benefícios proporcionados pelo esporte à sociedade. Desde a formação, a inclusão social de jovens em vulnerabilidade, a redução de custos com os sistemas de saúde e segurança pública, o fomento da economia e o incentivo para a qualidade de vida das pessoas. Os benefícios atingem praticamente todos os setores. O esporte precisa ser compreendido e valorizado como política pública”, disse o secretário, Leonardo de Oliveira.
Nacional - A fase nacional do Jogos Escolares da Juventude será em duas partes. Primeiro na categoria B, para alunos de 12 a 14 anos, que será de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR), e, em segundo, na categoria A, para alunos de 15 a 17 anos, que será de 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). Ambas nas modalidades de basquete, handebol, vôlei, futsal, atletismo, judô, badminton, ciclismo, wrestling, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ginástica rítmica. 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte