Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Respiração e postura: Qual a relação?
15:12   30 de Agosto, 2017

O dia a dia agitado leva muitas pessoas à rapidez em quase tudo o que fazem. É quando mal percebem que estão executando tudo com certa automaticidade. Nesse contexto, os cuidados com a postura também parece ficar em ultimo lugar plano. A postura inadequada, por sua vez, acaba contribuindo bastante para uma má respiração e vice-versa. Talvez você não perceba, mas pode estar respirando de uma maneira totalmente incorreta há bastante tempo e prejudicando sua saúde por conta disso.

RELAÇÃO ENTRE OS ERROS POSTURAIS E OS ERROS DE RESPIRAÇÃO
Observe que músculos, órgãos e ossos estão todos conectados, então, quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que pode evitar as dores decorrentes do problema, mas que está incorreto. E se a pessoa assume posturas incorretas por outros motivos também pode influenciar na respiração, pois a má postura prejudica os órgãos e seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e assim, a respiração não completa seu ciclo, como resultado, o organismo não funciona em seu ritmo necessário.
Na prática clinica observamos dificuldade que as pessoas possuem em promover uma boa dinâmica respiratória, o que nos leva a acreditar no surgimento de diversos problemas que provocam restrições musculoesqueléticas.
A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que atua alongando a musculatura respiratória e tem mostrado influência na mecânica desta. O método oferece importantes resultados em problemas respiratórios, morfológicos, reumáticos e neurológicos.
Faça-nos uma visita, agende sua avaliação.

Aline Rezende
Fisioterapeuta
Crefito 9-52506

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte