Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Vereador destaca revitalização da Agricultura Familiar em Carlinda
Município está produzindo mais e momento é positiva para os agricultores
13:47   09 de Outubro, 2017

Reportagem
Mato Grosso do Norte

Para o vereador de Carlinda, Paulo Prado (DEM), a Agricultura Familiar está avançando no município em função do apoio que vem recebendo da administração municipal e do governo estadual.
Conforme o parlamentar, Carlinda se identifica com a Agricultura Familiar, por ter surgido de um assentamento do Incra. 
Para ele, o pequeno agricultor do município sempre quis produzir alimentos inerentes a Agricultura Familiar, mas enfrentavam grandes dificuldades e não tinham apoio.
“A produção de banana em Carlinda vem crescendo e se destacando como um produto que gera renda ao produtor. A produção semanal já são de 500 caixas com tendência de crescimento. Também está melhorando a produção de leite e o cultivo do maracajá é uma realidade para diversas famílias. O momento é positivo para os pequenos agricultores e o apoio dos governos municipal e estadual tem sido importante”, analisa Prado.

O vereador reitera que o setor foi contemplado este ano com duas patrulhas mecanizadas novas, recebidas do governo estadual. Com isto, o município passou contar com 8 patrulhas mecanizadas com implementos, entregues em comodatos para as associações de pequenos agricultores.
As patrulhas mecanizadas, conforme o vereador, são essenciais para os agricultores prepararem a o solo para o plantio e para a reforma de pastos.
“A renda do pequeno agricultor está melhorando em Carlinda, através da organização que está havendo através das cooperativas e com o apoio da administração municipal. A produção melhorou e isto é importante para a economia local, já que na cidade há poucas ofertas de empregos. As famílias estão com melhor renda e consumindo mais”, analisa. 
Outra importante conquista citada por Paulo Prado é o caminhão que o município recebeu do governo estadual, através do secretário Estadual de Agricultura, Suelme Fernandes, e que foi entregue para a Cooperativa Cooperlinda, para transportar leite e banana e outros produtos dos pequenos agricultores.
De acordo com o vereador, as cooperativas Compasc e Cooperlinda estão tendo um papel importante na revitalização da agricultura familiar em Carlinda. A Cooperlinda.
 Segundo ele, está atuando no incentivo a produção de banana, na comercialização da produção, através da distribuição para os supermercados da região e da própria cidade.
A Compasc, conforme ele, vem realizando um trabalho importante junto aos agricultores, no incentivo à produção de leite e maracujá. A produção diária de leite no município é de 40 mil litros por dia.
Ele destaca o funcionamento do laticínio, para há 6 anos, que começará a operar em breve através da Compasc.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte