Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Aprosoja divulga data recomendada para o plantio de soja no Estado
Caso o agricultor opte por plantar fora destas datas, ele perde o direito de pleitear cobertura e pagamento do seguro rural
13:59   09 de Outubro, 2017

Assessoria 
  
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) criou uma ferramenta em seu site voltada aos agricultores que desejam consultar de forma rápida, com base no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a data recomendada de plantio em sua propriedade rural.
Para fazer a simulação, o produtor rural precisa colocar na ferramenta a safra, a cultura que será plantada, a cultivar que será utilizada e o município de plantio. 
Em seguida, de acordo com o grupo de cultivar (1, 2 ou 3) a ferramenta fornece as datas em que o risco de plantio será de 20%, 30% ou 40%, baseando-se também no tipo de solo (arenoso, textura média e argiloso).

O objetivo da criação da ferramenta é que o produtor planeje o seu cultivo na data correta. Isso porque o cumprimento total do Zarc é fundamental para que o seguro rural, no caso de sinistros, seja garantido. 
O seguro é uma ferramenta de gestão de riscos e pode permitir a recuperação de capital investido em caso de adversidades climáticas.
No caso da safra 2017/2018, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu no mês de julho as datas mais seguras e eficientes para o plantio de soja. Caso o agricultor opte por plantar fora destas datas, ele automaticamente perde o direito de pleitear cobertura e pagamento do seguro rural.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte