Jornal MT Norte
Publicidade
         
      
         
Silval Barbosa é interrogado na Justiça Federal sobre desvios milionários
22:59   30 de Novembro, 2017

 FELIPE LEONEL/JESSICA BACHEGA

O ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (30) na Justiça Federal, em Mato Grosso, sobre a Operação Ararath. O ex-chefe do Executivo Estadual chegou na sede da Justiça por volta das 13 horas e foi ouvido pelo juiz Jefferson Schneider, da 5ª Vara Criminal. 

O empresário Gércio Marcelino Mendonça, o Júnior Mendonça, também prestou depoimento à Justiça. Ele é colaborador na investigação e foi chamado pelo pelo Ministério Público Federal (MPF) para depor. Mendonça também  investigado no esquema e acusado de usar suas empresas para lavar dinheiro desviado.

 

À imprensa, o colaborador se limitou a dizer que foi chamado para prestar esclarecimetos e que a ação tramita sob sigilo, de forma que não poderia comentar sobre o depoimento. Na audiência, o magistrado ouviu os irmãos Alex e Kleber Tocantins acusados de integrar o esquema de desvio do erário.

 

De acordo com investigações da Operação Ararath, os acusados participaram do esquema criminoso que se valeu de um sistema financeiro paralelo e movimentou cifras milionárias para fins diversos, incluindo corrupção e financiamento ilegal de campanhas eleitorais, praticando diversos crimes conexos com crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, notadamente a operação clandestina de instituição financeira, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

 

Silval não quis falar com a imprensa e deixou a sede da Justiça Federal por uma saída de acesso restrito à servidores do órgão. Ele tem acordo de delação premiada junto ao MPF no qual se comprometeu a relatar o que sabe sobre os esquemas de desvios durante a sua gestão.

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte