Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A música possui papel significativo na vida das crianças, além de colaborar para o desenvolvimento sócio afetivo, psicomotor e cognitivo dos alunos
13:30   20 de Dezembro, 2017
bc830f15a9f278b060eaea484b40ca9c.jpg

Aline Gracieli da Cruz

                                                                                                      Railane Lopes da Silva

                                                                                             Samanta de Morais da Silva

                                                                                                   Wancléia Batista Vilalva

 

Introdução: Este Artigo discute a música como ferramenta pedagógica para trabalhar na educação infantil, percebendo sua interação com os demais eixos e áreas de linguagem, despertando nas crianças, sensações e emoções. A música possui papel significativo na vida das crianças, além de colaborar para o desenvolvimento sócio afetivo, psicomotor e cognitivo dos alunos. Nesse sentido, a questão problema foi compreender quais as contribuições que a música trás para educação infantil no processo de aprendizagem e perceber como ela pode auxiliar nas atividades pedagógicas.

 Objetivo: Teve-se como objetivo descobrir os elementos da música para se expressar/conhecer e também manipular diversos instrumentos musicais, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo. E assim buscamos investigar a música de modo mais específico como: motivar a socialização do conhecimento sobre a música; desenvolver o senso rítmico, com a formação do desenvolvimento motor e auditivo; desenvolver a linguagem, percepção, audição e habilidades.

 Metodologia: As atividades foram desenvolvidas pelo professor durante um mês e meio nas quartas feiras, utilizando para as atividades CD e DVD, pen drive, vídeo da Xuxa, violão, pandeiro, sino, guizos, televisão, colher, tampas de panela, latas de refrigerantes, arroz, feijão, pedra, bandinha com instrumentos infantis e baquetas, desenvolvendo atividades com as crianças durante o período da aula e realizando a avaliação de diagnostico processual.

Resultados e discussões: Com a aplicação dessa metodologia, pode-se constatar que o trabalho por meio do ensino da música na Educação Infantil é fundamental para o conhecimento e desenvolvimento da criança, pois, nessa faixa etária os estudantes precisam de estímulos ambientais e sensoriais que contribua para o seu aprendizado sobre o mundo. Observou-se que o educador precisa trabalhar a música na sala de aula, articulando o eixo da música com outras áreas do conhecimento, promovendo um trabalho que possibilite uma aprendizagem significativa. Neste contexto foi possível perceber que a música enriquece o repertório musical dos estudantes, promovendo o ensino da música de forma lúdica, cantando para as crianças e utilizando brincadeiras que trabalham o som. Destaca-se, então, nesse estudo a relevância da música na educação infantil e quais contribuições atuam para facilitar a aprendizagem.

Considerações finais: Enfim, com esse estudo foi possível perceber a importância da música na educação infantil e os benefícios para o desenvolvimento da criança como facilitador da aprendizagem, contudo é preciso de materiais adequados para auxiliar o trabalho musical.

Palavras-chaves: aprendizagem; educação infantil; ensino; escola; música.

 

 

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte