Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
UBS é inaugurada no Jardim das Flores
UBS Santa Rita de Cássia é a QUARTA unidade inaugurada pela administração
12:01   31 de Janeiro, 2018
1d131adf61a71e6db3eb27df06d88316.jpg

Reportagem
Mato Grosso do Norte

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, no bairro Jardim das Flores a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família IV “Santa Rita de Cássia”. A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal Drº Asiel Bezerra de Araújo, primeira-dama Luzmaia Quixambeira de Araújo, vice-prefeita Marinéia da Silva Munhoz, vereadores, secretários e diretores municipais, além da comunidade.

 A UBS Santa Rita de Cássia é a quarta inaugurada no município pela administração, foram inauguradas anteriormente as unidades dos bairros Vila Nova, Universitário e Cidade Alta. Além disso, dois PSF’s também foram entregues, resultando em seis novos pontos de atendimentos á saúde para os munícipes. Outras duas unidades, uma localizada no bairro Jardim Guaraná e outra no Setor B, estão em construção e serão entregues nos próximos meses.
Dr.º Asiel Bezerra fala que entregar uma obra é sempre motivo de muita alegria, ainda mais por se tratar de uma obra do setor da saúde, área que sempre atuou. 

“Temos o maior programa de infraestrutura na saúde da história de Alta Floresta! Agradeço a Deus por poder fazer a entrega  à população da 6ª unidade de Saúde. Estamos inaugurando uma unidade muito bonita, com ar-condicionado, televisão, igual uma clínica particular. Também quero agradecer e parabenizar a equipe de saúde, pois entre quase 6 mil municípios, Alta Floresta ficou em 39º no ranking nacional de saúde, isso é um orgulho para nós altaflorestenses”, disse Asiel.
Asiel ainda ressalta que quer concluir em seu mandato o maior número de obras possíveis.

“Estamos iniciando o segundo ano, do segundo mandato e quero deixar o maior número de obras possíveis e o melhor atendimento, tanto na área de saúde como na educação, infraestrutura, assistência social, em todas as áreas. A população de Alta Floresta merece”, ressaltou.
O prefeito ainda conta que planeja ainda este ano inaugurar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento no município. “Está no nosso planejamento e se Deus quiser até final do ano estaremos entregando a UPA”, disse.

O secretário de Saúde, Adones Pacheco Sampaio, falou da importância da entrega de mais uma unidade e ressalta que o município tem feito muitos investimentos no setor. “Estamos fazendo atendimentos de uma cidade com índice populacional de 80 mil habitantes, enquanto nosso município tem recebido repasses de apenas 50 mil, aliando-se os atendimentos oriundos do pronto atendimento designado recentemente pelo governo ao município. Então, parabenizo a administração pela excelência das obras, principalmente pela iniciativa de investirem os recursos próprios aliados a mão de obra de reeducandos, que proporcionou mais de 400 mil reais de economia”, disse Adones.

O vereador Mequiel Zacarias, que também é membro da Comissão de Saúde e Assistência Social, fala da importância da entrega da unidade, mas ressalta que a entrega de obras é apenas uma etapa para garantir a qualidade da saúde do município. “Estas inaugurações são muito importantes porque facilita o acesso do morador a saúde, e como nós sabemos, a saúde é essencial, então cada unidade desta representa de alguma maneira o acesso ao serviço. Mas a obra por si só, não significa o acesso à saúde, ela é o primeiro passo, depois é preciso ter todo o equipamento e material, tudo que é necessário para garantir o serviço à população. Estamos aqui para inaugurar a obra, acompanhar o desenvolvimento deste processo, o acesso e a qualidade dos serviços, se a unidade tem tudo que é necessário para que a população seja atendida.  Mas este é um passo importante, porque garante aos moradores desta região este acesso, reconhecemos essa inauguração como um passo importante para o para o bairro e para o município”, finaliza o vereador. 

UBS SANTA RITA DE CÁSSIA – A unidade terá equipe formada por uma médica, uma enfermeira, uma cirurgiã dentista, uma técnica em higiene bucal, duas técnicas de enfermagem, duas auxiliares administrativos, uma funcionária para serviços gerais e quatro agentes comunitários de saúde. Conforme levantamento realizado pelos ACS, a equipe atenderá 1.005 famílias, totalizando 3.258 pessoas.

Fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura de Alta Floresta e o Governo Federal, a unidade ainda conta com mais de 300 metros quadrados de área construída - que segue o padrão nacional do Ministério da Saúde -, e contará com sala de vacina, sala de procedimentos, recepção climatizada e com televisão, dentre outras estruturas montadas especialmente para oferecer um atendimento de excelência aos pacientes do SUS. 

De acordo com o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde serão realizadas as seguintes ações e serviços na UBS IV: Administração de medicamentos; Vacinação de acordo com o Calendário Vacinal do MS; Aferição de pressão arterial; Atendimento de urgência em Atenção Básica; Atendimento individual em domicílio; Atendimento/Avaliação/Procedimento coletivo com público-alvo pessoas com doenças crônicas; Atividade coletiva/educação/orientação em saúde com público-alvo pessoas com doenças crônicas; Visitas Domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde; Planejamento Familiar; Acompanhamento de pré-natal e puericultura; Avaliação antropométrica, puericultura; Teste do pezinho; Coleta de material p/ exame citopatológico de colo uterino; Consulta e Procedimentos Médicos da Atenção Básica; Consulta e Procedimentos de Enfermagem; Realização de Teste Rápido (HIV, Hepatites B e C, Sífilis); Curativo especial e simples e retirada de pontos; Drenagem de abscesso; Glicemia capilar; Nebulização/inalação; Avaliação de Hanseníase/Tuberculose; Exame do Pré Diabético.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte