Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Governo britânico sinaliza para ampliação de projeto Rural Sustentável
Proposta é melhorar a gestão da terra e das florestas na agricultura familiar de por meio de novas tecnologias
12:58   12 de Fevereiro, 2018
5d17c8f9bac371075693b88bd602ea85.jpg

Rose Domingues
Sema-MT 

O governo do Reino Unido sinalizou positivamente para a ampliação do projeto ‘Rural Sustentável’ em Mato Grosso. Durante visita a Cuiabá, o embaixador Vijay Ranjagaran frisou a importância do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis voltadas à agricultura familiar como forma de evitar o desmatamento, incrementar a eficiência no campo e ainda combater as mudanças climáticas.
“Mato Grosso tem um papel importante no cenário mundial, por abrigar a Amazônia. Também é um grande produtor de alimentos, como carne e soja, as quais somos importadores, por isso é muito importante o fortalecimento dessa parceria para a segunda e terceira fase do projeto”, afirmou o representante britânico.

O ‘Rural Sustentável’ é uma iniciativa conjunta entre BID, a Embaixada Britânica e o Ministério de Agricultura, que visa promover eficiência e sustentabilidade no campo, promovendo assim a conservação da biodiversidade e proteção do clima. 

Em Mato Grosso as ações atualmente se concentram nos municípios de Alta Floresta, Brasnorte, Cotriguaçu, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Querência, Sinop, e Terra Nova do Norte.
Além da meta de redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima, o Rural Sustentável visa promover a implantação de um projeto de grande escala que possa contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC através do fomento de implantação de tecnologias em propriedades rurais conforme previsto no Projeto Rural Sustentável (BR-X1028).
Os estados inseridos são: Pará, Bahia, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso (Alta Floresta), Paraná e Rio Grande do Sul. O executor e gestor financeiro é o BID, com cooperação técnica e financiamento do Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund - ICF), Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (Defra), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O IABS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade foi a instituição selecionada no processo seletivo SPD 16-072 para realizar os serviços de “execução e operacionalização de atividades administrativas e logísticas do projeto Rural Sustentável”.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte