Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
PERFIL: Força no olhar
Bia Arantes descobre lado sedutor para interpretar uma bruxa em “Deus Salve O Rei”
12:25   19 de Março, 2018
777a478bec2b95ed92f13ac97d82d5b6.jpg

por Luana Borges

TV Press

A beleza de Bia Arantes é incontestável. Com um rosto delicado e expressivos olhos azuis, a atriz chama a atenção por onde quer que vá. A característica, inclusive, cai como uma luva na misteriosa Brice, papel que interpreta em “Deus Salve O Rei”. Mas quando se trata de extravasar a sensualidade que a personagem exige, Bia confessa sentir dificuldade. Principalmente porque, em seu dia a dia, costuma se comportar da forma mais espontânea possível. “Eu tenho cinco graus de miopia e não uso óculos. Sempre faço piada de tudo e sou muito desastrada. Sensualidade nunca foi meu forte”, revela.

Na história escrita por Daniel Adjafre, Brice é uma bruxa que tem praticamente todos os homens a seus pés. É desse poder que exerce sobre eles que tira proveito para conseguir tudo o que quer. Apesar do caráter duvidoso, a personagem nunca levanta a voz ou perde a compostura. “Ela é totalmente ‘femme fatale’. É diferente de tudo o que já pensei em fazer na minha vida e está sendo muito legal”, avalia. Justamente por não estar familiarizada com a principal particularidade de Brice, a atriz fez um trabalho com o preparador de elenco Marcelo Boechat para desenvolver a sedução que permeia o papel. O primeiro passo para a atriz foi encontrar uma nova postura em cena: com ombros mais abertos e um olhar de cima para baixo. Em seguida, desenvolveu o tom de voz de Brice. “Também fiz uma pesquisa interna. Afinal, se tenho de dar isso para a personagem, preciso encontrar essa característica em algum lugar em mim mesma”, aponta.

Foi ainda mais complexo construir uma sedução explícita por conta da personagem anterior que Bia interpretou. Antes de Brice, a atriz se dedicou a dar vida à noviça Cecília em “Carinha de Anjo”, no SBT. “Tinha um ombro mais duro, de alguém que ainda não se descobriu mulher. Com a Brice, preciso me soltar”, compara. Como acumula mais trabalhos na televisão e no cinema, Bia se acostumou a expressar boa parte da essência de seus papéis através do olhar e de gestos mais contidos. “Trabalhar o corpo, para mim, é muito difícil”, assume. Mesmo assim, acredita que tem conseguido diferenciar uma personagem da outra. “Encaixei tudo o que trabalhei de uma maneira que, na minha opinião, parece que uma é água e a outra é azeite”, salienta.

Carinha de Anjo”, aliás, ainda está no ar no SBT, mas as gravações já foram encerradas. Ter a oportunidade de aparecer simultaneamente no ar em dois projetos completamente distintos é visto como um privilégio por Bia. Inclusive, para a atriz, associar uma personagem à outra é praticamente impossível. “Acho que a Globo entendeu isso também. São novelas exibidas em horários diferentes, são papéis opostos e fico feliz por ter recebido esse convite. Estou me dedicando e me divertindo fazendo a Brice”, alegra-se. Fora dos estúdios de gravação, Bia se surpreende com a repercussão dos dois trabalhos. E guarda um carinho especial pelo público infantil que a acompanha na trama do SBT. Volta e meia, é reconhecida nas ruas por alguém que a assiste na pele da noviça. “Tem gente que me pede para fazer vídeo para as filhas e a repercussão é imensa em todos os lugares que vou. É uma coisa muito gostosa porque o carinho da criança é sempre sincero”, ressalta.

 

Deus Salve O Rei” – Globo – De segunda a sábado, às 19h15.

 

Novo paradigma

O público se acostumou a ver Bia Arantes na pele de personagens adolescentes. Mas, a cada trabalho, a atriz descontrói a imagem de menina que apresentou em produções como “Malhação”, “Sangue Bom” e “Carinha de Anjo”. Nesse sentido, a Brice, de “Deus Salve O Rei”, representa o grande ponto de virada em sua carreira na televisão. “Acho que tem pouco tempo que o público da tevê me enxerga como mulher. Agora que estou seguindo essa linha de interpretar personagens adultas”, avalia a atriz que estreou na tevê em “Cama de Gato”, de 2009, no papel de uma vilã.

Foi no cinema, aliás, que Bia mostrou que já estava na hora de encarar personalidades mais densas. Tanto que depois de interpretar a sedutora Petra, no longa “O Filme da Minha Vida”, surgiu o convite para voltar à Globo como a bruxa da novela das sete. “Acho que o filme foi o grande responsável por me verem como uma mulher que podia ter sensualidade”, imagina ela, que se prepara para rodar o longa “Loop”. “Como é da Globo Filmes, consegui uma brecha nas gravações de Deus Salve O Rei’”, explica.

 

Instantâneas

# Quando vai estudar suas cenas como Brice, Bia Arantes tem o hábito de ler os capítulos de todos os núcleos de “Deus Salve O Rei”.

# A atriz sempre foi fã de histórias de princesa. Por isso, se sente como se voltasse à infância cada vez que entra na cidade cenográfica da novela.

# Bia Arantes é constantemente cobrada pelo público de “Carinha de Anjo” sobre engatar um romance com Carlo Porto, que faz seu par na novela. “A gente construiu uma química tão grande em cena que parece que transcendeu, as pessoas querem isso na vida. Só que é um pouquinho diferente, a gente segue como amigo”, esclarece.

# Ao longo de sua carreira a atriz participou de três videoclipes, sempre de música sertaneja.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte