Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Vacinação contra febre aftosa atinge 99,63% do rebanho em Mato Grosso
Balanço foi divulgado pelo Indea e apontou resultados positivos para o Estado
12:28   23 de Julho, 2018
c5b1537ab38362eca1442bc368ef11fe.jpg

Reportagem
Mato Grosso do Norte

Mato Grosso vacinou 99,63% de todo o rebanho de bovinos e bubalinos na primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018. O levantamento foi apresentado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) na tarde de quinta-feira, 9.
De acordo com a presidente do Indea, Daniella Bueno, o Estado continua apresentando resultados positivos nas campanhas de vacinação. Nesta primeira etapa, realizada entre os dias 1º de maio e 15 de junho, foram 29,5 milhões de cabeças vacinadas.
Daniella observou que Mato Grosso tem conseguido manter, desde 2005, os índices de vacinação acima de 99%. “Mais uma vez o Estado comprova que tem uma cadeia bem alinhada. Eles trabalham em comum o direcionamento, no sentido de ter uma sanidade animal de excelência“, avaliou.

Hoje o rebanho total do Estado é de 30 milhões de cabeça de bovinos e bubalinos – quando se inclui a quantidade presente no Pantanal -, sendo que o município onde há maior concentração é Juína, com 3,1 milhões, seguido de Matupá, com 2,9 milhões, e Alta Floresta, com 2,6 milhões.
A presidente do Indea explicou que a falta de registro não significa, necessariamente, que as cabeças não foram vacinadas. “Todas as propriedades estão sendo visitadas pelo Indea e a vacinação está sendo acompanhada pelo Indea, no caso de quem não vacinou. E aí essas propriedades vão ser autuadas”, disse.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte