Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Grupo de Teatro Fulcro Abstração apresentará peça ‘Essa Obsessão’
Nesta segunda-feira, o Grupo de Teatro Fulcro Abstração apresentará a peça “Essa Obsessão”, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, campus Alta Floresta- às 19.30 hs
12:08   27 de Agosto, 2018
b5661349ed4b920462774aaa7b8b3960.jpg

Ana Paula Selhorst 
Mato Grosso do Norte

 Nesta segunda-feira, o Grupo de Teatro Fulcro Abstração apresentará a peça “Essa Obsessão”, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, campus Alta Floresta- às 19.30 hs, a classificação de indicativa é a partir de 14 anos. Em entrevista exclusiva ao Jornal Mato Grosso do Norte, o diretor Eduardo Machado dos Santos, convidou a população a prestigiar à peça, que terá entrada franca. 
Sobre a peça: Segundo o diretor, estarão em cena, seis contos de "A vida como ela é...", de Nelson Rodrigues, adaptados para o teatro pelo próprio grupo. As histórias são, aparentemente, independentes, mas estão interligadas pelos temas que atravessam toda a obra de Nelson: adultério, ciúme, inveja, família, casamentos e a hipocrisia do mundo. São 36 alunos no grupo, envolvidos diretamente com o processo criativo do espetáculo, destes, 33 estão em cena e o demais cumprem funções técnicas como Assistente de direção, iluminador e técnico de som. “Alguns alunos estarão subindo ao palco pela primeira vez, então a ansiedade é grande. No entanto, nossa expectativa é de que o espetáculo seja bem recebido, pois a linguagem de Nelson Rodrigues é bastante acessível e os temas são de grande identificação com o público geral. Além disso, vemos a estreia do espetáculo como mais uma etapa de um longo processo de estudo, ensaios e dedicação, sendo esta etapa final a mais importante pelo encontro da obra com aqueles para quem ela foi criada: o público. Inserido no processo educativo, o teatro no IFMT é uma importante maneira de socialização e contribui com a formação integral dos estudantes”. Relata o professor.
Sobre o grupo: Lançando-se de forma interessante no cenário cultural de Alta Floresta, o professor contou um pouco mais sobre a história do grupo. “Em parceria com o Teatro Experimental de Alta Floresta, TEAF, foi lançado no ano de 2016 o projeto “Teatro e Raiz” que buscava contar outro lado da fundação de nossa cidade através do teatro. Tudo começou com uma oficina de teatro, finalizada com a apresentação do espetáculo Cidade dos Sonhos. O projeto de teatro no Campus era composto por estudantes dos primeiros e segundos anos do ensino Médio integrado e os encontros ocorriam nos sábados à tarde, na sede do TEAF.” Relatou.
 “No ano seguinte os alunos participantes da oficina foram convidados para dar continuidade ao trabalho, agora já na sede do Campus e com nossa sala de ensaio, chamada por nós de Laboratório de Artes Cênicas. Naturalmente, os participantes eram agora um grupo de teatro, disposto a aprofundar os conhecimentos e investigar a criação cênica. Como resultado dessa nova fase do grupo, foi criado o espetáculo Menino Minotauro, texto do dramaturgo Luiz Felipe Botelho. O espetáculo estreou na cidade de Itumbiara-GO, durante a realização do XIV Festival de Artes de Goiás, que reúne produções artísticas de toda a rede federal de educação profissional e tecnológica. Em seguida o grupo apresentou o espetáculo na 1ª. Edição do Circuito de Arte e Cultura do Campus Alta Floresta e fez, recentemente, apresentação no Teatro Experimental de Alta Floresta. Para nomeá-lo, o grupo escolheu o termo Fulcro Abstração.” Finalizou.
Sobre o diretor: Formado pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, onde também cursou o Mestrado em Artes Cênicas, é professor de Artes/ Artes Cênicas no IFMT, Campus Alta Floresta desde 2016. Fez intercâmbio com a Universidade de Évora, Portugal, estudando no Curso de Licenciatura em Teatro. Foi professor do Curso de Interpretação Teatral no SESC – Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco; como diretor, é responsável, entre outros, pelos seguintes espetáculos: “concreto CONTRA-FLECHA” (Teatro Experimental de Alta Floresta, 2017) “Curral Grande” (Coletivo Ponto Zero, Rio de Janeiro, 2014), “Braseiro” (Faísca Teatro, Évora-Portugal, 2012), “De uma noite de Festa” (UFBA, Salvador, 2011), “Algum amor para Eugênia” (Projeto O Aprendiz Encena, Recife, 2008), “A Lição” (Osicran Teatro, Igarassu – Pernambuco, 2008).
O quê: Essa Obsessão
Quando: 27/08/2018 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Onde: Auditório do IFMT – Campus Alta Floresta
Classificação indicativa: 14 anos

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte