Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Usina Hidrelétrica Teles Pires conquista certificado de gestão socioambiental responsável
O certificado é um reconhecimento do compromisso da empresa com a população e com o meio ambiente
12:06   15 de Fevereiro, 2019
eba40926576f1dc460737f8ed5834959.png

Assessoria
UHE Teles Pires 

A Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), décima maior geradora de energia do país,  foi certificada com o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, categoria Gestão Socioambiental Responsável, na 11ª edição do Prêmio Chico Mendes 2018. 

O certificado é um reconhecimento da ONG às empresas que, por meio de  programas e ações, buscam o equilíbrio econômico, social e ambiental ao implementar  melhorias na região onde atuam. É a segunda vez que a CHTP conquista a certificação, a primeira foi em 2014.  
O certificado tem validade até dezembro de 2019. Para receber a certificação, a companhia passou por um criterioso processo de avaliação, realizado por técnicos do Instituto Chico Mendes. Os profissionais analisaram  a política socioambiental implantada no empreendimento, o atendimento à legislação vigente, programas de comunicação e educação ambiental, a gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos,  de energia e mudanças climáticas e biodiversidade, baseadas na lei 10165/2000. 
Para a diretora Administrativa Financeira da CHTP, Ana Graciela Granato, o certificado é o reconhecimento do compromisso  da empresa  com a população e com o meio ambiente. “A usina Teles Pires gera energia limpa e renovável  para milhões de famílias , indústrias, hospitais e escolas, entre outras unidades consumidoras, buscando contribuir para o desenvolvimento do país. Junto com a implantação do empreendimento veio uma  gestão voltada ao aprimoramento de práticas sustentáveis que fazem parte de nossas metas, da missão e dos valores da usina Teles Pires”, destacou a diretora.    
Apesar do grande potencial de geração de energia, capaz de abastecer uma cidade com cerca de cinco milhões de pessoas, a hidrelétrica foi construída na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará em sistema  “fio d’água”, o que reduz a quantidade de áreas alagadas e diminui os impactos ambientais. A CHTP desenvolve 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental, que envolvem estudos e atividades de educação ambiental, recomposição florestal, proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP),  fomento de atividade econômica,  monitoramentos e  preservação da fauna, flora e meio físico (ar, água e solo), entre outras atividades,  nos municípios de Jacareacanga (PA), Paranaíta e Alta Floresta (MT).  Além de 12 programas socioambientais voltados às populações indígenas da região.
Com uma gestão voltada à qualidade operacional, ambiental e de saúde e segurança ocupacional,  o empreendimento também possui  as certificações das normas ABNT/NBR/ISO 9001:2015, ABNT/NBR/ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007.    
Além do selo, a CHTP vai receber o Prêmio Chico Mendes 2018. A  cerimônia de entrega será realizada no mês de março, em Curitiba. A CHTP é controlada pelo Grupo Neoenergia (51%), que tem como sócias Eletrosul (24,5%) e Furnas (24,5%), ambas do grupo Eletrobrás.

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte