Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
PERFIL: Maldade virtual
Em “Verão 90”, Totia Meireles vive sua segunda vilã na tevê
13:03   18 de Março, 2019
e9638f167d4c39236b448fd18123bfc4.jpg

por Luana Borges

TV Press

O sorriso largo de Totia Meireles evidencia a tranquilidade de sua personalidade. Sempre de bom humor, a atriz se mostra não só de bem com a vida, mas com a profissão que escolheu seguir. Com mais de 30 anos de carreira na televisão, Totia acumulou papéis variados entre si e transitou entre a comédia e o drama com facilidade. Mas as personagens do bem costumaram predominar em seu currículo. Até que ela quebrou esse paradigma ao interpretar sua primeira vilã em “Salve Jorge”, a criminosa Wanda, que aliciava mulheres para o tráfico humano. Atualmente em “Verão 90”, Totia reencontra a maldade na pele de Mercedes, que nada deixa a desejar em relação à sua estreia na vilania. “Mercedes é uma mulher que é o resumo do que o poder e o dinheiro podem fazer com uma pessoa. Ela é totalmente para o mal”, simplifica.

Na história escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Mercedes é a matriarca dos Ferreira Lima. Dominadora ao extremo, a personagem tem por hábito controlar a vida dos filhos Gisela e Quinzinho, interpretados por Débora Nascimento e Caio Paduan. Enquanto finge que não percebe as escapadas do marido, Quinzão, de Alexandre Borges, passa por cima de todo mundo para conseguir o que quer. “Ela é muito rica e poderosa, dona de muitas coisas. Mercedes é quem comanda tudo e usa todo esse poder para o mal e para fazer a família parecer sempre bem, para ter a imagem de família perfeita”, explica.

Em meio a um elenco formado, em sua maioria, por atores jovens, Totia percebe que, para eles, “Verão 90” é uma novela de época como outra qualquer. Mas, para ela, a história é ambientada em um período ainda muito vivo em sua memória. Porém, por mais que as lembranças ainda estejam frescas, a atriz passou a se dar conta da enorme distância entre a década de 90 e os dias de hoje com as gravações do folhetim. “É tão próximo, mas é longe ao mesmo tempo. É a década em que começou a internet, mas na novela não tem nem internet e nem celular. A comunicação acontecia totalmente diferente de agora”, compara. As roupas mais extravagantes que veste na pele de Mercedes também ajudam a reforçar as diferenças culturais da época em que se passa a novela para agora. “A gente se diverte muito com os figurinos, que têm um toque dos anos 90”, pontua.

Antes de trabalhar como atriz, Totia foi bailarina. Logo depois, se aventurou como cantora durante uma audição para o musical “Chorus Line”, em 1984. A partir de então, os musicais não saíram mais de sua vida. Nem mesmo quando os trabalhos na televisão se tornaram mais frequentes. Hoje aos 60 anos, Totia é uma mulher realizada profissionalmente e segura com a passagem de tempo. Mas, sempre que pode, dá uma ajuda à boa genética que já tem com procedimentos estéticos. “Eu faço tudo! Eu faço botox, já fiz preenchimento e vou fazendo as coisas. Fora que ainda tem os cremes. A gente vai ficando mais velha e a ‘necessaire’ vai aumentando de tantos cremes, mas é tudo para o bem”, assegura, aos risos

Verão 90” – Globo – De segunda a sábado, às 19h20.

Força da mulher

Totia Meirelles está sempre de olhos e ouvidos abertos para o que está acontecendo ao seu redor e no mundo. Por isso, não deixa de acompanhar o que sai na mídia sobre o feminismo e outros assuntos que estão em evidência. Apesar de assumir uma postura mais discreta e não levantar bandeiras, a atriz declara seu apoio à luta pela igualdade de gêneros. “Eu acho o feminismo importante porque a minoria tem de ir para o extremo para conseguir alguma coisa. Temos de lutar pelos nossos direitos. Nós sempre fomos criadas e tratadas como um ser inferior em tudo”, destaca.

Ainda que defenda o feminismo, Totia acredita que é preciso saber se posicionar. Para ela, nem sempre o radicalismo ajuda no debate. “Temos de tomar posição, falar tudo, mas sem agredir. E a gente não precisa seguir em frente pisando nas pessoas”, acredita.

Instantâneas

# Totia Meireles é casada há 25 anos com o médico Jaime Rabacov, mas os dois moram em casas separadas.

# Eles chegaram a morar juntos nos dois primeiros anos, mas a convivência intensa não deu certo.

# Totia é carioca, mas viveu parte de sua vida em Cuiabá, no Mato Grosso.

# A atriz nunca quis ser mãe e não tem filhos.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte