Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
AMA realiza caminhada pela conscientização do Autismo
Caminhada chama a atenção para a conscientização da sociedade sobre o autismo
12:41   29 de Abril, 2019
74a5e7d9408de53e2c12a8f8c1946889.jpg

Edemar Savariz
Mato Grosso do Norte

2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e neste mês a AMA (Associação dos Amigos do Autista), desenvolve diversas atividades chamando a atenção da população sobre o autismo.
E neste sábado, 27, foi realizada a 4ª caminhada Amigos dos Autistas com a participação de escolas do município, familiares de pessoas autistas e comunidade altaflorestense. 
A AMA   foi fundada em 2015 e desde a sua fundação vem desenvolvendo excelentes trabalhos em prol dos autistas. Entidade registrada em cartório e reconhecida como utilidade pública municipal, entre os diversos trabalhos realizados está a caminhada para chamar a atenção e conscientização da sociedade sobre o autismo e diversas palestras com a participação da sociedade em geral.
Um dos coordenadores da caminhada e participante da AMA, Nilson Pereira da Silva, disse que o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade. “Nós estamos realizando esta 4ª caminhada com o objetivo de conscientização sobre o autismo, principalmente sobre o diagnóstico na primeira infância. A partir daí, fica mais fácil lidar com o autista e o tratamento da criança”, disse Nilson.   
Nilson chama atenção da importância de descobrir cedo se a criança tem a doença. Conforme ele, descobrindo cedo que a criança tem sintomas de autismo e com o acompanhamento necessário, ela terá condições de ter uma vida normal dentro da sociedade e uma convivência socialmente igual as demais crianças.
 “Outra questão que a caminhada ajuda é em relação aos familiares de pessoas autistas. Porque nós sabemos que quem convive diretamente com o autista tem grandes dificuldades, em relação a transporte, inclusão na escola, entre outros fatores. A inclusão do autista é fundamental para a sua formação social”, complementa. 
SEDE DA AMA - Para Carol Machado, que faz parte da diretoria da AMA, a entidade está trabalhando para conseguir construir a sede própria. “Temos este sonho de termos a nossa própria sede e assim podemos desenvolver diversos trabalhos com profissionais especializados no atendimento do autista, como terapeutas, fonoaudiologista e todos os profissionais que precisam acompanhar diretamente o autista”, disse Carol.

Carol enfatiza que o autismo não é uma doença, porque não se trata de cura, mas com o acompanhamento dos profissionais de saúde, a pessoa pode se desenvolver na sociedade e ter uma vida normal.

 ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA - Carol disse que foi marcada uma assembleia da AMA e foi feito a convocação dos participantes, conforme o estatuto, para a realização da eleição da nova diretoria. “Na última assembleia que teve, muitas pessoas não compareceram e não foi o suficiente para formar essa nova diretoria, mas iremos fazer novamente a convocação e divulgar para que a sociedade participe conosco”, disse.
“A AMA é uma associação aberta a toda a comunidade, não somente para as famílias que tem autista. A única recomendação no estatuto da entidade é que o cargo de presidente e vice presidente seja ocupado por familiares de autistas, mas os demais cargos na diretoria e participação ativa na entidade pode ser para qualquer pessoa que sensibilize com a causa”, complementa. 
Carol aproveita para convidar todas as pessoas que sensibilizem com a causa para que venha juntamente com a entidade trabalhar em prol do autismo. 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte