Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Sema orienta sobre busca de número do Cadastro Ambiental Federal
Prazo para retificação dos cadastros no Simcar termina em 31 de julho deste ano, Estado orienta produtor a não deixar para última hora
13:02   10 de Maio, 2019
61bb73a72669e02dd104ca2a9673381a.jpg

Juliana Carvalho
Sema-MT 

Os produtores que necessitarem do número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no sistema federal (Sicar) podem encontrar o dado nos sistemas de consulta pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (sema-MT). O número do cadastro federal é um dos pré-requisitos para que o produtor rural tenha acesso a crédito seguindo as normas do Código Florestal Brasileiro.
Para encontrar o número, o produtor deve acessar o site na Sema  e no menu lateral direito pousar o cursor na imagem CAR-MT e clicar em Simcar Público. Na nova tela, o usuário poderá pesquisar o número utilizando o CPF do proprietário, o CNPJ da empresa ou ainda o número de recibo do CAR estadual, o Simcar. Localizado o registro, o produtor deve clicar no quadrado azul ao lado de “Download do Demonstrativo de Cadastro” para baixar o arquivo em pdf onde consta o número do recibo federal na segunda linha conforme figura abaixo.
A ferramenta de pesquisa atende aos produtores que já corrigiram o cadastro federal para o Simcar ou que fizeram o cadastro diretamente na plataforma estadual. Os produtores que fizeram o cadastro diretamente no Simcar antes de 13 de abril de 2017 e não retificaram no Simcar podem encontrar os dados no item “Consulta CAR APF” também no mesmo menu de busca do Simcar Público.

No entanto, a Sema alerta que os produtores têm até 31 de julho deste ano para retificar os Cadastros Ambientais Rurais (CAR) no sistema mato-grossense (Simcar) conforme Decreto 03/2019. “É muito importante que os produtores façam as correções necessárias dentro deste novo prazo, garantindo a adesão ao Programa de Regularização Ambiental e manutenção dos benefícios previstos no novo Código Florestal Brasileiro”, reforça a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. De acordo com a gestora, não será feita nova prorrogação para que os registros sejam corrigidos.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte