Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Espetáculo para bebês fará três apresentações em Alta Floresta
Achadouros - Teatro para bebês apresenta a descoberta dos sons, gestos, emoções e brincadeiras para a primeira infância
18:48   15 de Maio, 2019
aba7ae20ae31c6163488ff8027d8ad5d.jpg
Foto: diego bresani

Assessoria

Sucesso junto ao público infantil, o espetáculo Achadouros - Teatro para bebês- concebido especialmente para crianças de 6 meses a 3 anos de idade, circulará nas cidades de Primavera do Leste, Alta Floresta e Rondonópolis no estado de Mato Grosso. Serão 12 apresentações gratuitas entre os meses de maio e junho de 2019, com patrocínio da Petrobras Distribuidora S.A.
Em Alta Floresta, o espetáculo Achadouro- teatro para bebês, será apresentado nos dias 24, 25 e 26 de maio [sexta-feira, sábado e domingo] das 8 às 12 horas no espaço Cultural TEAF, com entrada franca.
Sob a direção de José Regino, o espetáculo traz para a cena as atrizes Caísa Tibúrcio e Nara Faria, que convidam o público a se aventurar com elas em seu “quintal imaginário”. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em mais de 4 mil sacolas plásticas que compõem o cenário, as atrizes conduzem os espectadores a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. Por meio de encenação poético teatral e da exploração da linguagem não verbal, a peça propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa.
Livremente inspirado no livro Memórias inventadas – para crianças, do renomado poeta Manoel de Barros, Achadouros – Teatro para bebês é resultado de um trabalho autoral desenvolvido em Brasília, em agosto de 2015, num processo de criação colaborativa entre Regino, Caísa e Nara. Em cena, as descobertas acontecem dentro de um universo que é a própria metáfora da vida, com o nascimento, encontros e frustrações. Ao mesmo tempo, a dramaturgia traz à tona o mundo invisível e mágico, que extrapola a consciência cotidiana e ingressa no campo das sensações e emoções comuns à humanidade.
Desde a sua estreia em Brasília, em agosto de 2015, a peça integrou a programação de diversos festivais brasileiros e encenou em teatros e creches do Distrito Federal e outros estados, como São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco. Foi contemplado com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil, além de ter recebido Menção Honrosa do 4º Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância 2017.

O projeto ainda prevê um intercâmbio cultural com um grupo local de cada cidade: Teatro Faces de Primavera do Leste, Teatro Experimental de Alta Floresta e Cia Art’Arteiros de Rondonópolis. Todas as atividades serão gratuitas graças ao Programa Petrobras Distribuidora de Cultura.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte