Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Metamat abre novo escritório regional em Alta Floresta
Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Metamat foi assinado na manhã desta segunda-feira (20) durante comemoração dos 43 anos da cidade.
11:44   21 de Maio, 2019
1ab299b569a3629809c2e8531d654cb3.jpg

Lorena Bruschi | Secom-MT 

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) abrirá um escritório em Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) para fomentar o potencial de exploração mineral da região. Um Termo de Cooperação entre o município e a Companhia foi assinado na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura Municipal de Alta Floresta, como parte da comemoração dos 43 anos da cidade, comemorado oficialmente no dia 19 de maio.

A expectativa é que a cidade de pouco mais de 51 mil habitantes tenha incentivo para a exploração mineral legal, e com o cuidado necessário com o meio ambiente. A região deve receber atenção especial para a implantação de poços artesianos em Alta Floresta.

Conforme o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, a instalação do novo escritório em Alta Floresta irá possibilitar a exploração do potencial mineral da região. “A Metamat deverá promover ações no setor mineral que contribuam para a geração de empregos e renda, fatores muito importantes para o desenvolvimento da região”, explica.

Segundo o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, garimpeiros poderão ser atendidos pelo escritório da Metamat, o que possibilitará, em muitos casos, a regularização da atividade. Na avaliação do prefeito, com mais garimpos regulares, haverá impacto positivo tanto na arrecadação do município quanto na economia local.

“A abertura do escritório da Metamat foi um presente que recebemos na comemoração de 43 anos de fundação da cidade. Alta Floresta possui uma reserva mineral muito grande, e a abertura vem de encontro com a necessidade da população que trabalha na área mineral”, comemora.

Por conta da parceria, a expansão dos serviços oferecidos pela Metamat não ocasionará custos para a entidade.  Serão disponibilizados profissionais especializados, entre eles um geólogo, e um veículo que a Companhia já possui. Em contrapartida, o município oferecerá apoio administrativo, combustível e manutenção do veículo, e irá estruturar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para atuar de acordo com o Termo de Cooperação.

Cooperação

Metamat deverá executar, em parceria com a prefeitura de Alta Floresta, a operação, perfuração, e manutenção de poços artesianos, vistoria das áreas com atividade garimpeira para oferecer orientação técnica, e, eventualmente, notificar caso haja o descumprimento de normativas das Licença Ambientais.

A Companhia deverá ainda buscar investidores para desenvolver projetos de pesquisa mineral em parceria com as cooperativas de garimpeiros. Entre s possibilidades estão viabilizar recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas, além de projetos inovadores na área de insumos agrícolas, pedras coradas, argilas especiais, rochas ornamentais, e turismo cientifico.

Haverá também orientação para a redução de impactos ambientais da atividade de beneficiamento e extração de minérios.

 

 

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte