Jornal MT Norte
Publicidade
         
                
Cacique Raoni no Vaticano
13:05   29 de Maio, 2019
e5034eba132cf4008848ccab962cb0ac.jpg
Foto: Vatican Médioa CPP IPA Catholic Presse

 

 

O papa Francisco recebeu nesta segunda-feira (27/05) o líder indígena kayapó Raoni Metuktire em audiência privada na Casa Santa Marta, no Vaticano. O cacique está na Europa desde 12 de maio, em uma viagem de três semanas, para se encontrar com chefes de Estado, alertar sobre as crescentes ameaças à Amazônia e recolher fundos para a proteção da reserva do Xingu, em Mato Grosso.
De acordo com o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, com a audiência "o papa reiterou a sua atenção à população e ao ambiente da área amazônica e o seu compromisso com a preservação".
Raoni é da etnia kayapó e viaja acompanhado de outros três líderes indígenas que vivem no Xingu. Eles enfrentam a devastação de seu vasto território, ameaçado pelo desmatamento, pelo agronegócio e pela indústria madeireira, algo que o próprio papa denunciou quando visitou Puerto Maldonado em janeiro de 2018, uma cidade rural no sudeste do Peru, cercada pela Floresta Amazônica.
Raoni Metuktire iniciou em 12 de maio uma excursão de três semanas pela Europa , onde foi recebido por chefes de Estado, como o premier francês Emmanuel Macron , e marchou com jovens em favor do clima.
A Amazônia tem 390 povos indígenas, com identidades culturais e língua distintas, e cerca de 120 aldeias livres em isolamento voluntário.
 A audiência com Raoni também faz parte da preparação para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Panamazônica, a ser realizada de 6 a 27 outubro, com o tema 'Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para Ecologia precisou Gisotti.

 
COMENTÁRIOS
© Copyright 2014 Jornal Mato Grosso do Norte