Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020, 00:00 - A | A

05 de Outubro de 2020, 00h:00 - A | A

Agronegócio /

Plantio de algodão fica proibido durante vazio sanitário em MT



Assessoria

O plantio de algodão está proibido desde o dia 1º de outubro com o início do Vazio Sanitário, período que tem duração de 60 dias. O objetivo é prevenir a proliferação de pragas, em especial o bicudo-do-algodoeiro, principal que afeta a cultura.
Mato Grosso está dividido na região I, que vai do Sul até o Vale do Araguaia e tem o período de vazio até 30 de novembro e a região II, Norte e Oeste, que tem o período de vazio sanitário de 15 de outubro até 14 de dezembro.
A coordenadora de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT),  Ana Paula Vicenzi, alerta que é importante que os produtores realizem a destruição dos restos culturais do algodão e que mantenham suas lavouras livres de plantas de algodão com risco fitossanitário, estando sempre alerta às novas rebrotas, haja visto a característica perene das plantas de algodão, que são de difícil destruição. 
As propriedades rurais serão fiscalizadas durante o período sanitário. O descumprimento pode acarretar aplicação de multa ao produtor rural, além do comprometimento da produção das propriedades na próxima safra.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]